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dc.creatorLautert, Alexandre
dc.date.accessioned2020-11-20T17:39:48Z-
dc.date.available2020-11-20T17:39:48Z-
dc.date.issued2016-04-20
dc.identifier.citationLAUTERT, Alexandre. As paisagens sonoras de Gertrude Stein: a peça-paisagem na criação de mundos sônicos. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17051-
dc.description.abstractThe present research intents to analyze how Gertrude Stein’s dramaturgical concept of landscape play relates itself to Murray Schafer’s concept of soundscape. Reviewing Stein’s ideas about theatre and the characteristics of her texts it was possible to verify the importance that the author gives to the sonority of the words for the building of sonic ambiences by verbal enunciation. It was also possible to verify a frequent approach between Stein’s text and the aspect of noise, pointing the possibility of the reception of her plays through a hedonism of the sound deposed of any semantic meaning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectStein, Gertrude, 1874-1946pt_BR
dc.subjectPaisagens - Sonspt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectStein, Gertrude, 1874-1946pt_BR
dc.subjectLandscape - Soundspt_BR
dc.subjectNoisept_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.titleAs paisagens sonoras de Gertrude Stein: a peça-paisagem na criação de mundos sônicospt_BR
dc.title.alternativeGertrude Stein’s soundscapes: the landscape play in the making of sonic worldspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar de que modo o conceito dramatúrgico de peçapaisagem de Gertrude Stein se relaciona com o conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. Através da revisão das ideias de Stein acerca do teatro e das características de seus textos foi possível verificar a importância que a autora dá à sonoridade das palavras para a construção de ambientes sônicos por meio da enunciação verbal. Também foi possível verificar a frequente aproximação do texto de Stein com o aspecto de ruído, apontando a possibilidade de recepção de suas peças através de um hedonismo do som destituído de qualquer significado semântico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lydio Roberto
dc.contributor.referee1Silva, Lydio Roberto
dc.contributor.referee2Silva, Amábilis de Jesus da
dc.contributor.referee3Scheffler, Ismael
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Artes Híbridaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
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