Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lautert, Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T17:39:48Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T17:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-20 | |
dc.identifier.citation | LAUTERT, Alexandre. As paisagens sonoras de Gertrude Stein: a peça-paisagem na criação de mundos sônicos. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17051 | - |
dc.description.abstract | The present research intents to analyze how Gertrude Stein’s dramaturgical concept of landscape play relates itself to Murray Schafer’s concept of soundscape. Reviewing Stein’s ideas about theatre and the characteristics of her texts it was possible to verify the importance that the author gives to the sonority of the words for the building of sonic ambiences by verbal enunciation. It was also possible to verify a frequent approach between Stein’s text and the aspect of noise, pointing the possibility of the reception of her plays through a hedonism of the sound deposed of any semantic meaning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Stein, Gertrude, 1874-1946 | pt_BR |
dc.subject | Paisagens - Sons | pt_BR |
dc.subject | Ruído | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Stein, Gertrude, 1874-1946 | pt_BR |
dc.subject | Landscape - Sounds | pt_BR |
dc.subject | Noise | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.title | As paisagens sonoras de Gertrude Stein: a peça-paisagem na criação de mundos sônicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Gertrude Stein’s soundscapes: the landscape play in the making of sonic worlds | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar de que modo o conceito dramatúrgico de peçapaisagem de Gertrude Stein se relaciona com o conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. Através da revisão das ideias de Stein acerca do teatro e das características de seus textos foi possível verificar a importância que a autora dá à sonoridade das palavras para a construção de ambientes sônicos por meio da enunciação verbal. Também foi possível verificar a frequente aproximação do texto de Stein com o aspecto de ruído, apontando a possibilidade de recepção de suas peças através de um hedonismo do som destituído de qualquer significado semântico. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lydio Roberto | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lydio Roberto | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Amábilis de Jesus da | |
dc.contributor.referee3 | Scheffler, Ismael | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Artes Híbridas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Artes Híbridas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CEART_I_2016_01.pdf | 382,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.