Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Mariana Galli
dc.date.accessioned2020-11-20T17:39:23Z-
dc.date.available2020-11-20T17:39:23Z-
dc.date.issued2019-04-09
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Mariana Galli. Ana Mendieta: corpo entre-lugares. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17026-
dc.description.abstractThe present article aims to discuss the concept of hybridism and miscegenation through the poetic production of the Cuban artist Ana Mendieta (1948-1985), in particular the actions performed in specific environments between the years of 1970 to 1980, during which she produced intensely with the artists members or visitors to the Multimedia Arts Program at the University of Iowa, founded by artist Hans Breder as a center of production, experimentation and discussion of perfomance art. Still, the research aims to highlight the intense relationships that are established on specific spaces, composing a ritualistic and performatic body, central element of his poetics. Such actions and their records in films and photographs, affirm an expanded, multiple and at the same time private and intimate body, a body "betweenplaces" and the possible transits between performance art, photography and other languages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectMiscigenaçãopt_BR
dc.subjectCorpo humano - Artept_BR
dc.subjectHybridismpt_BR
dc.subjectPerformance artpt_BR
dc.subjectMiscegenationpt_BR
dc.subjectHuman body - Artpt_BR
dc.titleAna Mendieta: corpo entre-lugarespt_BR
dc.title.alternativeAna Mendieta: body between placespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de mestiçagem e hibridez através da produção poética da artista cubana Ana Mendieta (1948-1985), em especial as ações realizadas em ambientes específicos entre os anos de 1970 a 1980. Destaco esse período, justamente devido à importante participação da artista junto ao Programa de Artes Intermídias na Universidade de Iowa, centro referencial de produção, experimentação e discussão de perfomance art. Ainda, a pesquisa bibliográfica, seguida do levantamento e da análise das obras da artista, têm o intuito de destacar as intensas relações que se instauram sobre os espaços específicos de suas ações, compondo um corpo ritualístico e performático, elemento central de sua poética. Tais ações e seus registros em filmes e fotografias, são afirmadoras de um corpo-obra, expandido e múltiplo, particular e íntimo. Assim, proponho revelar os trânsitos e fricções entre a performance arte, a fotografia e outras linguagens, discussões que nos conduzem a compreensão dos conceitos de mestiçagem e hibridez e sua importância para as discussões sobre os processos que envolvem a produção de arte contemporânea.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Amabilis de Jesus da
dc.contributor.referee1Silva, Amabilis de Jesus da
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Landa, Simone
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programArtes Híbridaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Artes Híbridas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEART_III_2019_09.pdf420,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.