Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17026
Título: | Ana Mendieta: corpo entre-lugares |
Título(s) alternativo(s): | Ana Mendieta: body between places |
Autor(es): | Figueiredo, Mariana Galli |
Orientador(es): | Silva, Amabilis de Jesus da |
Palavras-chave: | Hibridismo Performance (Arte) Miscigenação Corpo humano - Arte Hybridism Performance art Miscegenation Human body - Art |
Data do documento: | 9-Abr-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FIGUEIREDO, Mariana Galli. Ana Mendieta: corpo entre-lugares. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019. |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de mestiçagem e hibridez através da produção poética da artista cubana Ana Mendieta (1948-1985), em especial as ações realizadas em ambientes específicos entre os anos de 1970 a 1980. Destaco esse período, justamente devido à importante participação da artista junto ao Programa de Artes Intermídias na Universidade de Iowa, centro referencial de produção, experimentação e discussão de perfomance art. Ainda, a pesquisa bibliográfica, seguida do levantamento e da análise das obras da artista, têm o intuito de destacar as intensas relações que se instauram sobre os espaços específicos de suas ações, compondo um corpo ritualístico e performático, elemento central de sua poética. Tais ações e seus registros em filmes e fotografias, são afirmadoras de um corpo-obra, expandido e múltiplo, particular e íntimo. Assim, proponho revelar os trânsitos e fricções entre a performance arte, a fotografia e outras linguagens, discussões que nos conduzem a compreensão dos conceitos de mestiçagem e hibridez e sua importância para as discussões sobre os processos que envolvem a produção de arte contemporânea. |
Abstract: | The present article aims to discuss the concept of hybridism and miscegenation through the poetic production of the Cuban artist Ana Mendieta (1948-1985), in particular the actions performed in specific environments between the years of 1970 to 1980, during which she produced intensely with the artists members or visitors to the Multimedia Arts Program at the University of Iowa, founded by artist Hans Breder as a center of production, experimentation and discussion of perfomance art. Still, the research aims to highlight the intense relationships that are established on specific spaces, composing a ritualistic and performatic body, central element of his poetics. Such actions and their records in films and photographs, affirm an expanded, multiple and at the same time private and intimate body, a body "betweenplaces" and the possible transits between performance art, photography and other languages. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17026 |
Aparece nas coleções: | CT - Artes Híbridas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CEART_III_2019_09.pdf | 420,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.