Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16882
Título: | Software educativo para o auxílio do ensino da matemática para crianças do 2° ano do 1° ciclo do ensino fundamental I |
Autor(es): | Rocha, Gisele Aparecida Ribeiro da Oliveira, Sara Hingridy Lopes de |
Orientador(es): | Ribeiro, Richard Duarte |
Palavras-chave: | Jogos para computador Software de aplicação Matemática - Ensino auxiliado por computador Jogos no ensino de matemática Computer games Application software Mathematics - Computer-assisted instruction Games in mathematics education |
Data do documento: | 24-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ROCHA, Gisele Aparecida Ribeiro da; OLIVEIRA, Sara Hingridy Lopes de. Software educativo para o auxílio do ensino da matemática para crianças do 2° ano do 1° ciclo do ensino fundamental I. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. |
Resumo: | Nos dias atuais faz-se cada vez mais necessário que os professores busquem alternativas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e dinâmico para as crianças. A matemática é uma importante disciplina, muito utilizada em nosso dia a dia, porém é talvez, uma das disciplinas que os alunos sentem maior dificuldade no aprendizado. O mais preocupante é que essa dificuldade aparece já nas séries iniciais de alfabetização. Segundo Piaget, a forma como a matemática é ensinada na maioria das escolas é arcaica e não desperta o interesse do aluno nem o estimula a querer aprender mais. Este projeto visa amenizar esta dificuldade nos ciclos iniciais da alfabetização, propondo um jogo educativo que auxilie no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Este jogo é direcionado principalmente às crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental I. O mesmo aborda conceitos como ordenação dos algarismos de 0 a 9, a identificação das quantidades através de grupos de figuras e operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando testado em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foram observados resultados muito promissores, com excelente aceitação por parte das crianças e do corpo docente envolvidos. |
Abstract: | Nowadays it is clearly necessary that teachers of young students find new ways to make the learning process more attractive and dynamic. Mathematics is an important and very useful subject, however it is one of the most difficult to learn. Most worryingly is that this difficult already appears in the early years of education. Piaget argues that the way mathematics is taught is archaic and does not generate interest in the student, or even encourage them to learn more. This project's goal is to ease the difficult found in the early periods of teaching, propos ing an educational game that helps the process of teaching mathematics. This game targets mainly children in the 2nd year of the 1st cycle of the “Ensino Fundamental I”. It deals with concepts like number sorting, quantifying of objects and basic operations like addition, subtraction, multiplication and division. When tested in a public school in Ponta Grossa, Paraná state, it was perceived promising results, and great acceptance by the children and teachers involved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16882 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COADS_2014_2_01.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.