Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaleazzi, Wilian Rodrigo-
dc.date.accessioned2016-10-11T18:09:02Z-
dc.date.available2016-10-11T18:09:02Z-
dc.date.issued2015-05-22-
dc.identifier.citationGALEAZZI, Wilian Rodrigo. Proposta de ensino de geometria euclidiana plana para o sexto ano do ensino fundamental sob a ótica do raciocínio lógico-dedutivo. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1682-
dc.description.abstractThis study will introduce a brief history of the Geometry development, focused in the appearing of the organization in the logical deductive structure achieved by Euclid. Following will be discussed the situation of the learning and teaching of geometry topics since antiquity until the present day, where we will notice that it does not happen with the logical-deductive perspective. After this contextualization, we will propose the realization of a geometry workshop for students of the sixth grade of elementary school, focusing to the development of logical-deductive reasoning. Applied to workshop, changes were observed in the organization of thought of the participating students in the research, furthering the understanding of the concepts and properties of flat euclidean geometry.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleProposta de ensino de geometria euclidiana plana para o sexto ano do ensino fundamental sob a ótica do raciocínio lógico-dedutivopt_BR
dc.title.alternativeProposal teaching on euclidean plane geometry for sixth grade of elementary school about the perspective of logical deductive reasoningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresentará um breve histórico do desenvolvimento da Geometria, com foco no surgimento da sua organização na forma lógico-dedutiva efetuado por Euclides. Na sequência será discutida a situação do ensino e aprendizagem dos tópicos de geometria desde a antiguidade até os dias atuais, onde observaremos que a mesma não se dá sob a ótica lógico-dedutiva. Após essa contextualização, proporemos a realização de uma oficina de geometria para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, com vistas ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. Aplicada a oficina, foram observadas mudanças na organização do pensamento dos alunos participantes da pesquisa, favorecendo a compreensão dos conceitos e propriedades da geometria euclidiana plana.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792931968644699pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Márcio Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7627376431984111pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Márcio Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee2Bassoi, Tânia Stella-
dc.contributor.referee3Reis, Cristina Spohr-
dc.contributor.referee4Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Galeazzi, Wilian Rodrigo_2015.pdf32,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.