Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16812
Título: | Sistema gerenciador de planejamento de aula on-line: SGPA on-line |
Título(s) alternativo(s): | On-line classroom management system |
Autor(es): | Tiepermann Junior, Edson Luiz |
Orientador(es): | Kossoski, Clayton |
Palavras-chave: | Planos de aula Tecnologia educacional Serviços de informação online Lesson planning Educational technology Online information services |
Data do documento: | 21-Mai-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | TIEPERMANN JUNIOR, Edson Luiz. Sistema gerenciador de planejamento de aula on-line: SGPA on-line. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | A atividade de planejamento de aula é uma das mais importantes atividades a serem realizadas pelos docentes. Quando realizada manualmente, é bastante custosa com relação ao tempo requerido para sua elaboração. Este trabalho apresenta um software desenvolvido para auxiliar o planejamento de aula para o ensino infantil. A pesquisa realizada neste trabalho envolveu a aplicação de um questionário a professores de várias instituições de educação infantil, públicas e privadas, no intuito de conhecer as reais necessidades dos docentes na automatização da atividade de planejamento de aulas. Foi constatado que os softwares disponíveis no mercado não atendiam plenamente as necessidades destes docentes e, por isso, a realização de um sistema alternativo se tornou necessária. Além disso, o uso de um sistema para a realização desta atividade também fornece outros benefícios como redução do uso de papel, maior controle sobre o planejamento, possibilidade de compartilhamento com diretores, reaproveitamento de planejamentos, entre outras. |
Abstract: | Lesson planning is one of the most important activities to be undertaken by teachers. When it is done manually, it can be considered hard working in relation to the time required for its elaboration. This paper presents a software which was developed in order to assist and help the lesson planning of the infantile education. The research done in this study involved a questionnaire that was given to education professionals from diversified institutions, public and private, this questionnaire aim was to understand the teachers’ needs in relation to automation of lesson planning. It was verified that the softwares available in the market did not fully meet the needs of these teachers and, therefore, the realization of an alternative system became necessary. Besides that, the use of a system to perform this activity also provides other benefits, such as reducing the paper use, better control over the planning, possibility of sharing it with the school managers, reuse of planning, among others. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16812 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COADS_2018_1_03.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.