Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Juliana Yporti de-
dc.date.accessioned2016-10-04T21:50:27Z-
dc.date.available2016-10-04T21:50:27Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.citationSENA, Juliana Yporti de. Atividades mediadas como colaboração para aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicas. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1668-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática interativa para o ensino de doenças epidêmicaspt_BR
dc.description.abstractThis research presents a theoretical and methodological approach guided in the Histórico-Cultural Theory of Learning and Historical-Critical Pedagogy.Of a qualitative nature, under the bias of action-research, aims at investigating the learning process of the formation of scientific concepts about epidemic diseases, considering the social practice of the subjects involved in the process. The study has eight students of elementary school II(seventh year), of a public school in Londrina/PR. It has as object of investigation the mediated activity of the teacher-researcher. For the study, it was built an educational product, organized as an Interactive Didactic Sequence Interactive (IDS), following the five steps set by Gasparin (2012). The IDS contains various activities and instruments that allows identify, understand and apply the scientific concepts of dialogic form. Among them, are highlighted the filmic video, problem solving activities, Podcast and or teaching support materials to maintain the communication between the students and the teacher and those with content, such as portfolio and WhatsApp application, these instruments allowed teaching mediation work in the development of group work, in the constant application of signs and continuous reflection on the subject studied. The research was conducted for thirteen meetings, in the period of extracurricular activities, during 2015. To read the data was used the technique of Content Analysis, by Laurence Bardin (2011), and the Histórico-Cultural Theory of Learning, by Vygotsky. The investigation results indicate that the IDS educational product had its goals achieved in view of the teaching mediation, on act on the potential level of development of students, leading instruments and signs, since its educational planning to the execution of activities, allowing students to identify, define and employ the scientific concepts, culminating with the internalization of them.It is concluded that the Histórico-Cultural practice Learning provides apprehension of scientific concepts by promoting understanding of the reality studied, and that the use of interactive didactic sequence allows the historical and cultural knowledge to be made possible, making the content contextualized, thus, contributing also for the formation of scientific concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectConceptspt_BR
dc.titleAtividades mediadas como colaboração para aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicaspt_BR
dc.title.alternativeMediated activities such as collaboration for learning scientific concepts of epidemic diseasespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-metodológica pautada na teoria Histórico-Cultural da Aprendizagem e na Pedagogia Histórico-Crítica. De natureza qualitativa, sob o viés da pesquisa-ação, tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicas. O estudo conta com oito estudantes do Ensino Fundamental II (sétimo ano), de uma escola pública de Londrina/PR. Tem como objeto de investigação a atividade mediada da professora-pesquisadora. Para realizar o estudo, foi construído um produto educacional, organizado como uma Sequência Didática Interativa (SDI), seguindo os cinco passos estabelecidos por Gasparin (2012). A SDI contém diversas atividades e instrumentos que permitem identificar, conhecer e aplicar os conceitos científicos de forma dialógica. Entre eles destacam-se o vídeo fílmico, atividades de resolução de problemas, Podcast e outros materiais didáticos de apoio para manter a comunicação entre os estudantes e a professora e destes com o conteúdo, como o portfólio e o aplicativo WhatsApp. Esses instrumentos permitiram a mediação docente atuar no desenvolvimento dos trabalhos em grupo, na aplicação constante dos signos e na reflexão contínua sobre o tema estudado. A pesquisa foi realizada durante13 encontros, em período de contraturno, no ano de 2015. Para a leitura dos dados foi utilizada a técnica da Análise do Conteúdo, de Laurence Bardin (2011), e a teoria Histórico-Cultural da Aprendizagem, de Vigotski. Os resultados da investigação indicam que o produto educacional SDI teve seus objetivos atingidos em vista da mediação docente, ao atuar no Nível de Desenvolvimento Potencial dos estudantes conduzindo instrumentos e signos, desde seu planejamento de ensino à execução das atividades, permitindo aos estudantes identificarem, definirem e empregarem os conceitos científicos, culminando com a internalização dos mesmos. Conclui-se que a prática Histórico-Cultural da Aprendizagem proporciona apreensão dos conceitos científicos por favorecer a compreensão da realidade estudada, e que o emprego da Sequência Didática Interativa permite que o conhecimento histórico-cultural seja viabilizado, tornando o conteúdo contextualizado, contribuindo, assim, também, para a formação de conceitos científicos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131978780275110pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee2Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.referee3Zômpero, Andréia de Freitas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Sena, Juliana Yporti de_2016.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Sena, Juliana Yporti de_2016_1.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.