Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16616
Título: | O uso de material didático em LIBRAS como ferramenta inclusiva para alunos surdos |
Título(s) alternativo(s): | The use of teaching materials in LIBRAS as an inclusive tool for deaf students |
Autor(es): | Mendes, Renata Maria Oliveira |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Língua de sinais Surdos Sistema cardiovascular - Estudo e ensino Sign language Deaf Cardiovascular system - Study and teaching |
Data do documento: | 4-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MENDES, Renata Maria Oliveira. O uso de material didático em LIBRAS como ferramenta inclusiva para alunos surdos. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | Este trabalho investiga o uso de materiais didáticos adaptados como ferramenta de ensino em uma classe mista de alunos ouvintes e um aluno surdo. Sabendo-se da dificuldade que os alunos com necessidades especiais possuem em compreender alguns conteúdos específicos, como no caso de Ciências, buscou-se propor atividades diferenciadas para o ensino do Sistema Cardiovascular. A proposta foi realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola regular do município de Ponta Grossa. Foi elaborado um produto educacional em forma de sequência didática, utilizando para tanto de materiais didáticos adaptados com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), configurando-se como ferramenta de ensino, de modo a promover a interação da turma ao se realizar as atividades. Após a realização das atividades os alunos foram avaliados por meio de um questionário abordando o tema e os conteúdos que foram trabalhados em sala. Também foram realizadas observações ao longo do trabalho que permitiram validar a proposta de uso do material produzido e afirmar que pode ser considerado potencialmente significativo no ensino de Ciências. |
Abstract: | This work investigates the use of adapted teaching materials as a teaching tool in a mixed class of listening students and a deaf student. Knowing the difficulty that students with special needs have in understanding some specific contents, as in the case of Sciences, we have tried to propose differentiated activities for the teaching of the Cardiovascular System. The proposal was carried out with students from the 8th year of elementary school at a regular school in the city of Ponta Grossa. An educational product was developed in the form of a didactic sequence, using didactic materials adapted with the Brazilian Language of Signals (LIBRAS), being configured as a teaching tool, in order to promote the interaction of the class when carrying out the activities. After the activities were carried out the students were evaluated through a questionnaire addressing the theme and contents that were worked in the room. Observations were also made throughout the work that allowed validating the proposal of use of the material produced and affirming that it can be considered potentially significant in the teaching of Sciences. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16616 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_1_10.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons