Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Lorene Hauani
dc.date.accessioned2020-11-19T20:39:28Z-
dc.date.available2020-11-19T20:39:28Z-
dc.date.issued2018-06-07
dc.identifier.citationCARNEIRO, Lorene Hauani. A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615-
dc.description.abstractThe present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an approach capable of promoting this nified understanding. These areas are naturally interconnected, since by paleontology it is possible to show the species that already existed on the planet and that were extinct, tracing back the Earth's past; since evolution approaches the changes or transformations in the alive beings through the time that they took in the emergence of new species, both provide important subsidies for the teaching of Zoology. He proposed didactic sequence was organized as a didactic material that can be used by teachers of science and biology, directed to the 7th year of elementary school. The sequence was organized from five key questions that foster a chain of ideas capable of incorporating the concepts of the three areas, and presents suggestions of activities that materialize the connection between them from the theme worked, presenting the scientific concepts and the representative species two evolutionary links. The accomplishment of this research made possible a greater understanding on the subject addressed and, therefore, academic growth, besides making possible the construction of didactic material with potential to contribute with ntegrative and attractive teaching practices in science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectPaleontologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe transition from aquatic life to terrestrial life in a proposal with didactic models for science teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática para unificar os conceitos de Paleontologia, Evolução e Zoologia, abordando o tema da transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre com o uso de modelos didáticos, visando assim desenvolver uma abordagem capaz de promover essa compreensão unificada. Tais áreas encontram-se naturalmente interligadas, visto que pela paleontologia é possível evidenciar as espécies que já existiram no planeta e que foram extintas, remontando o passado da Terra. Já a evolução aborda as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo que acarretaram na emergência de espécies novas, ambas fornecem subsídios importantes para o ensino de Zoologia. A sequência didática proposta foi organizada como um material didático que pode ser utilizado pelos professores de ciências e biologia, direcionado ao 7° ano do ensino fundamental. A sequência foi organizada a partir de cinco questões chave que impulsionam um encadeamento de ideias capazes de incorporar os conceitos das três áreas, e apresenta sugestões de atividades que materializam a conexão entre elas a partir do tema trabalhado, apresentando os conceitos científicos e as espécies representantes dos elos evolutivos. A realização dessa pesquisa possibilitou um maior entendimento sobre o tema abordado portanto, crescimento acadêmico, além de possibilitar a construção e um material didático com potencial para contribuir com práticas docentes integrativas e atraentes no ensino de ciências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tureck, Luciane Viater
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei
dc.contributor.referee1Tureck, Luciane Viater
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
dc.contributor.referee4Souza, Graziela Ferreira de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_08.pdf736,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons