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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana de Andrade
dc.creatorFerreira, Elisete
dc.date.accessioned2020-11-19T20:39:25Z-
dc.date.available2020-11-19T20:39:25Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationSILVA, Adriana de Andrade; FERREIRA, Elisete. Escarpa devoniana: a valorização da APA por meio da educação ambiental. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16611-
dc.description.abstractThe Environmental Protection Area (EPA) of the Devonian Escarpment integrates a conservation unit for sustainable use of the National System of Conservation Units in Brazil, created in 1992 with the aim of protecting the biodiversity of fauna and flora. Although it has an area of 392 thousand hectares through thirteen municipalities in Paraná, contributing with the ecological ICMS of the cities and encompassing several tourist points, this APA is still little known by the population, which ignores its potentialities, its importance, as well as its fragility. A bill that is in progress in the Legislative Assembly of Paraná (PL 527/16) foresees the reduction of more than 70% of the area of the Devonian Escarpment and has generated a great controversy when putting in battle the farmer who defend the approval of the project against the scientific milieu and civil society against the same. At this critical moment in the exercise of citizenship, it is perceived that a large portion of the population is unaware of the subject, having no arguments for positioning and not understanding that the reduction of the EPA affects the quality of life of thousands of people in the Campos Gerais region. Aiming to promote knowledge about the subject and raise awareness of the local natural heritage, it is intended to produce alternative didactic materials that can be used in elementary education, in Environmental Education activities. In addition, it is intended to include in the students' daily life the pertinent discussion that guides conservation and sustainability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiodiversidade - Conservaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectBiodiversity conservationpt_BR
dc.titleEscarpa devoniana: a valorização da APA por meio da educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeDevonian escarpment: the valuation of the APA through environmental educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana integra uma unidade de conservação de uso sustentável do Sistema Nacional das Unidades de Conservação, criada em 1992 com objetivo de proteger a biodiversidade da fauna e da flora. Embora possua uma área de 392 mil hectares passando por treze municípios do Paraná, contribuindo com o ICMS ecológico das cidades e englobando diversos pontos turísticos, esta área ainda é pouco conhecida pela população, que ignora suas potencialidades, sua importância, bem como sua fragilidade. Um Projeto de Lei (PL) que está em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná (PL 527/16) prevê a redução de mais de 70 % da área da APA Escarpa Devoniana, e tem gerado grande polêmica ao colocar em embate os ruralistas que defendem sua aprovação contra o meio científico e a sociedade civil que se manifesta contra o mesmo. Neste momento crítico de exercício de cidadania, percebe-se que uma grande parcela da população desconhece o assunto, não possuindo argumentos para se posicionar e não compreendendo que a redução da APA afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas da região dos Campos Gerais. Visando promover conhecimento sobre o assunto e despertar a sensibilização para o patrimônio natural local, foi produzido material didático alternativo na forma de um caderno didático para o professor de Ciências, que possa ser utilizado no ensino fundamental II, em atividades de Educação Ambiental. Acredita-se que desta forma será possível inserir no cotidiano dos alunos a pertinente discussão que norteia a conservação e a sustentabilidade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei
dc.contributor.referee3Oliveira, Andreia de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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