Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Leizi de Marchi-
dc.date.accessioned2016-10-04T15:40:57Z-
dc.date.available2016-10-04T15:40:57Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leizi de Marchi. Formação do pensamento científico durante o processo de alfabetização científica no ensino de teorias atômicas e elementos químicos. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1652-
dc.descriptionAcompanha: Sequências didáticas para o ensino de teorias atômicas e elementos químicospt_BR
dc.description.abstractThis work has investigated the development of formative and productive dimension of Scientific Literacy (SL) in Chemistry Teaching by implementing of a Teaching Unit (TU), composed of activities based on the History of Science (HC), able to promote the construction of scientific thinking in the teaching of atomic theories and chemical elements. The main question was "how to develop scientific thought using Cultural Scientific Literacy to improve understanding of making science?” For this purpose, it has been applied a TU consisting of two Teaching Sequences (TS1 - Scientific thinking built through designs and insights in teaching atomic models and TS2 - teaching and learning about chemical elements through the History of Science) to students in the first grade of high school, of the State School Nilo Peçanha, located in Londrina, northern of state of Paraná, Brazil. The work was founded on an exploratory descriptive nature with qualitative approach, and was developed through field research with teacher-researcher participative intervention. For data collection were used activities consisting of pre and post TU questionnaires, whose responses was used to investigate the existence of evidence of some skills developed in the SL formation process. The analysis of the results revealed the formation of a reformulated vision, more comprehensive and interesting about Science, so characterizing a cultural SL. We also observed that the historical approach was useful to make easier the understanding of scientific thought and contributed to the demystification of Science, in order to change the simplistic conception common to the most people, becoming the making scientific more humanized and close to reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleFormação do pensamento científico durante o processo de alfabetização científica no ensino de teorias atômicas e elementos químicospt_BR
dc.title.alternativeThe formation of scientific thought during the process of scientific literacy in teaching theories of atomic and chemical elementspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou indícios do desenvolvimento da dimensão formadora e produtiva do processo de Alfabetização Científica (AC) no Ensino de Química, por meio da implementação de uma Unidade Didática (UD), composta por atividades fundamentadas na História da Ciência (HC), capaz de promover a construção do pensamento científico no ensino de teorias atômicas e elementos químicos. A principal questão de investigação foi “como desenvolver o pensamento científico, por meio da Alfabetização Científica Cultural para melhorar a compreensão do fazer Ciência?”. Para tanto, foi implementada uma UD, composta por duas Sequências Didáticas (SD1 – O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos e SD2 – Ensino e aprendizagem dos elementos químicos por meio da História da Ciência) com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Nilo Peçanha, situado no município de Londrina, norte do Paraná. O trabalho foi de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, desenvolvido por meio da pesquisa de campo com a intervenção participativa da professora-pesquisadora. Para coleta dos dados foram utilizadas atividades compostas por questionários pré e pós UD, cujas respostas serviram para investigação da existência de indícios de algumas habilidades desenvolvidas no processo de formação da AC. A análise dos resultados revelou a formação de uma visão reformulada, mais abrangente e interessante sobre a Ciência, caracterizando portanto, a AC cultural. Também, observou-se que a abordagem histórica facilitou a compreensão do pensamento científico e a desmistificação da Ciência, no sentido de mudar a concepção simplista comum a grande parte das pessoas, tornando o fazer científico mais humanizado e próximo da realidade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692138380644732pt_BR
dc.contributor.advisor1Zara, Kátya Regina de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183072556674794pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Kátya Regina de-
dc.contributor.referee2Goya, Alcides-
dc.contributor.referee3Silva, Eliana Aparecida da-
dc.contributor.referee4Pereira, Magna Natalia Martins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Oliveira, Leizi de Marchi_2016.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Oliveira, Leizi de Marchi_2016_1.pdf832,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.