Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1649
Título: | Análise de aspectos sociocientíficos em questões de química do Enem: subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadã |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of socio-scientific issues on the questions of chemistry in Enem: subsidy for didatic material elaboration considering the training for citizenship |
Autor(es): | Stadler, João Paulo |
Orientador(es): | Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino - Problemas, questões, exercícios Discussões e debates Análise de conteúdo (Comunicação) Prática de ensino Professores de química Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Chemistry - Study and teaching - Examinations, questions, etc Debates and debating Content analysis (Communication) Student teaching Chemistry teachers Educational technology Science - Study and teaching |
Data do documento: | 8-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | STADLER, João Paulo. Análise de aspectos sociocientíficos em questões de química do Enem: subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadã. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Empregar sequências didáticas que apresentem aspectos sociocientíficos (ASC) pode ser uma estratégia que possibilite o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em conjunto com aspectos científicos descritos para o ensino de Química. O emprego de ASC, inclusive em exames de larga escala como o Enem, prescinde da relevância do tema proposto, com o emprego de temas globais, por exemplo; da controvérsia, ou seja, um estímulo ao exercício de argumentação para elaboração e avaliação de hipóteses e tomada de decisão e a relação desses requisitos com os conteúdos científicos. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, sobre questões de Ciências Naturais do Enem de 2009 a 2004, foi traçado um perfil da prova. Contrariamente ao esperado, o Enem apresenta caráter disciplinar e propedêutico, o que reflete os anseios das instituições de ensino superior que passaram a aceitá-lo como forma de ingresso. Em contraste, apresenta, também, poucas questões com que abordam ASC, o que pode causar a desmotivação em empregar a discussão desses aspectos em sala de aula. Desse modo, foi desenvolvido um material que apresenta orientações e exemplos para a realização de práticas que envolvam ASC pode ser um meio de difundir e estimular a utilização de práticas entre professores de Química de modo a discutir, possivelmente, reflexos nas características dos exames do Enem. |
Abstract: | To use didactic sequences that consider socio-scientific issues (SSI) perspectives can be a strategy to develop the competences and abilities required on the National Standards (PCN) and on the High School National Exam (Enem) References Guide and the specific objective proposed to Chemistry teaching. The usage of SSI, including in wide-ranging evaluations, such as the Enem, requires the demands: topic relevance, with the usage of global themes for example; controversy, i.e. a stimulus to the development of argumentation to elaborate and evaluate hypothesis and make decision considering the established controversy; and the relation between the two requirements with the scientific knowledge. By using de Content Analysis proposed by Bardin on the question of the National Exam was possible to design an exam profile. In contrary to what was expect as a profile for the Enem, the exam presents a disciplinary and propaedeutic profile, reflecting the Universities needs for their admission process, which can result in an exam with only a few questions with SSI characteristics, demotivating its usage in classes. Therefore, the development of material that presents orientations and examples for SSI activities can be a way to spread the methodology to Chemistry teachers and stimulate its usage and. It can possibly cause chances in Enem characteristics. |
Descrição: | Acompanha: Manual didático: o emprego de aspectos sociocientíficos no ensino de química |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1649 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Stadler, João Paulo_2015.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Stadler,João Paulo_2015_1.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons