Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1639
Título: Remição pela leitura: o letramento literário ressignificando a educação na prisão
Título(s) alternativo(s): Redemption by reading: the literary literacy resignifying education in prison
Autor(es): Proença, Débora Maria
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Leitura
Prisioneiros - Educação
Reading
Prisoners - Education
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PROENÇA, Débora Maria. Remição pela leitura: o letramento literário ressignificando a educação na prisão. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, tem como principal enfoque o letramento literário no Projeto Remição pela leitura em duas unidades penais: Penitenciária Estadual de Londrina I e Centro de Ressocialização de Londrina. O estudo propõe, analisar as práticas pedagógicas propostas para o projeto de Remição em suas práticas sociais de leitura e escrita. Uma vez que a remição pela leitura revela a preocupação com a ressocialização por meio do ensino e da literatura, contribuindo para a restauração do educando privado de liberdade e sua autoestima, na perspectiva da reintegração harmônica à vida em sociedade, justificando-se, portanto, a investigação proposta. Este texto versa, também sobre o produto educacional elaborado e aplicado durante o programa de Mestrado, uma Sequência Didática Expandida, utilizando como corpus a obra O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Sendo assim, os dados coletados revelaram a importância de serem adotadas práticas pedagógicas que tenham como principal fundamento um trabalho mais flexível com as práticas sociais da leitura e da escrita, no que tange as produções textuais, revelando uma infinidade de possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da linguagem.
Abstract: This paper presents the results of a literature review and exploratory research, and its main focus the literary literacy in the Project Redemption by reading in two criminal units of Londrina: State Penitentiary I and Londrina Resocialization Center. The study proposes to analyze the pedagogical practices proposed for the Redemption project in their social practices of reading and writing. Once the redemption of reading reveals the concern for rehabilitation through education and literature, contributing to the restoration of private student of freedom and self-esteem, from the perspective of harmonious reintegration to life in society, justifying therefore research proposal. This text deals also on the educational product developed and implemented during the Master's program, a Didactic Sequence Expanded using corpus as the work - My sweet-orange tree, José Mauro de Vasconcelos. Therefore, the data collected revealed the importance of teaching practices whose main foundation for a more flexible work with the social practices of reading and writing, regarding the textual productions, revealing a multitude of possibilities in the teaching process and learning the language.
Descrição: Acompanha: Remição pela leitura: o letramento literário ressignificando a educação na prisão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1639
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Proença, Debora Maria_2015.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Proença, Debora Maria_2015_1.pdf403,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.