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dc.creatorLenz, Wagner Barth
dc.date.accessioned2020-11-19T19:54:15Z-
dc.date.available2020-11-19T19:54:15Z-
dc.date.issued2014-03-17
dc.identifier.citationLENZ, Wagner Barth. Influência da barra estabilizadora na dinâmica veicular. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16365-
dc.description.abstractThe study analyzes the dynamic vehicle comfort and safety of passengers. These factors are influenced by models of cars, shock absorbers and springs and their parameters used. The vehicle models do not use the stabilizer bar, ignoring the influence of this element. This lack of analysis of this element coupled with the nonlinearities of the vehicle models leads to adding unnecessary drivers. Through the complete car model is proposed to analyze the influence of the addition of the stabilizer bar on vehicle dynamics and the influence of the torsional stiffness of the bar. Analyzing the dynamics of vehicle bodywork, wheels and passenger comfort. The results show that there is a reduction of dislocations of the wheels to boost and step excitation. There is also a reduction of the twist angle of the vehicle, thereby increasing safety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectVehiclespt_BR
dc.subjectTransportation - Passenger trafficpt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.titleInfluência da barra estabilizadora na dinâmica veicularpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of stabilizing bar in vehicle dynamicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo da dinâmica veicular analisa o conforto e a segurança dos passageiros. Esses fatores são influenciados pelos modelos de carros, amortecedores e molas e seus parâmetros utilizados. Os modelos veiculares não utilizam a barra estabilizadora, ignorando a influência desse elemento. Essa falta de análise desse elemento somada com as não linearidades dos modelos veiculares leva a adição de controladores desnecessários. Através do modelo de carro completo propõe-se uma análise da influência da adição da barra estabilizadora na dinâmica veicular e a influência da rigidez torcional da barra. Analisando a dinâmica veicular da carroceria, das rodas e o conforto dos passageiros. Os resultados mostram que há uma redução dos deslocamentos das rodas para excitação impulso e degrau. Também há uma redução do ângulo de torção do veículo, assim aumentado a segurança.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee1Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee2Okida, José Roberto
dc.contributor.referee3Janzen, Frederic Conrad
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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