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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Alcover Junior, Paulo Roberto Campos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T19:53:48Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T19:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-13 | |
dc.identifier.citation | ALCOVER JUNIOR, Paulo Roberto Campos. Análise da influência dos parâmetros na deposição por aspersão térmica HVOF de revestimentos resistentes à cavitação. 2014. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16356 | - |
dc.description.abstract | Erosion by cavitation is the best problem in hydraulic turbines that lead to new studies about recovery and maintenance of the original profile. Many stainless alloys are used in order to provide more resistance to this phenomenon, as well as the development of deposition processes. But currently use methods such as deposition by thermal spray ASP, usually followed by remelting the PTA Plasma aiming at relieving residual stresses generated by sprinkling, MIG / MAG welding is also used for the same purpose, this generates tensions with greater magnitude that sprinkling, as well as the presence of microcracks, thus impairing the life of the machine, generating costs of maintenance and repair and can lead to catastrophic results. Trying to minimize the effects of residual stresses and contribute to increased component life, cavitation resistant coatings are being developed and deposited on turbine blades by other processes such as thermal spraying HVOF (High Velocity Oxygen Fuel), Dispensing later remelt the coating and provide increased grip, smaller amounts of oxides and pores as well as residual stresses minimized the magnitude and uniformity of the coating profile. Fe-Mn-Si-Cr steels are a class cavitation resistant, since they have to form a martensitic microstructure from deformation, thereby increasing the resistance against cavitation during the occurrence of the phenomenon that generates the surface hardening of the coating. The objective of this work is to analyze how the parameters used influence the mechanical properties of coatings Fe-Mn-Cr-Si with the addition of nickel and boron deposited by HVOF thermal spray on a substrate of Steel-C. The methodology used was experimental, where the coatings were deposited by thermal spray and varying parameters, torch distance to the substrate feed rate of the metal powder and pressure of the carrier gas, its mechanical properties were evaluated by means of techniques such as optical microscopy, scanning electron microscopy, microhardness testing and finally test accelerated cavitation. The results show some peculiarities among some parameters used together with certain characteristics of sprayed coating, for the alloys,the alloy with boron addition showed a higher content of oxides as well as porosity, but gave the largest coating hardness and resistance to cavitation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Lactec | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aço inoxidável | pt_BR |
dc.subject | Aspersão térmica | pt_BR |
dc.subject | Cavitação | pt_BR |
dc.subject | Steel, Stainless | pt_BR |
dc.subject | Metal spraying | pt_BR |
dc.subject | Cavitation | pt_BR |
dc.title | Análise da influência dos parâmetros na deposição por aspersão térmica HVOF de revestimentos resistentes à cavitação | pt_BR |
dc.title.alternative | Influence analysis of deposition parameters in HVOF thermal spray coatings resistant to cavitation | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Erosão por cavitação é um dos principais problemas em turbinas hidráulicas que levam a estudos sobre novas técnicas de recuperação e manutenção do perfil original. Diversas ligas inoxidáveis são utilizadas com o propósito de oferecer maior resistência à este fenômeno, assim como o desenvolvimento de processos de deposição. Atualmente se utilizam métodos como a deposição por meio de aspersão térmica ASP, normalmente seguida por refusão à Plasma PTA objetivando o alívio de tensões residuais geradas pela aspersão, a soldagem MIG/MAG também é empregada para o mesmo propósito, porém esta gera tensões com maior magnitude que a aspersão, assim como a presença de microtrincas, prejudicando assim a vida útil do equipamento, gerando custos de manutenção e reparo, podendo levar até a resultados catastróficos. Tentando minimizar os efeitos das tensões residuais e contribuir para uma maior vida útil do componente, revestimentos resistentes a cavitação estão sendo desenvolvidos e depositados nas pás de turbinas por outros processos como o de aspersão térmica HVOF (High Velocity Oxygen Fuel), que dispensam a posterior refusão e proporcionam ao revestimento maior aderência, menores teores de óxidos e poros, assim como tensões residuais de magnitude minimizada e homogeneidade no perfil do revestimento. Ligas de Fe-Mn-Cr-Si são uma classe de aços resistentes a cavitação, pois possuem a formação de uma microestrutura martensitica a partir da deformação, aumentando com isso a resistência a cavitação ao longo da ocorrência do fenômeno que gera o encruamento na superfície do revestimento. O objetivo deste trabalho é analisar de que maneira os parâmetros utilizados influem nas propriedades mecânicas de revestimentos Fe-Mn-Cr-Si com adição de Níquel e Boro depositados por aspersão térmica HVOF sobre um substrato de Aço-C. A metodologia utilizada foi a experimental, onde foram depositados os revestimentos por aspersão térmica e variando os parâmetros, distância da tocha ao substrato, taxa de alimentação do pó metálico, e pressão do gás de arraste, foram avaliados suas propriedades mecânicas por meio de técnicas como microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura, ensaio de microdureza e por fim ensaio de cavitação acelerada. Os resultados obtidos demonstram algumas peculiaridades entre alguns parâmetros utilizados aliada a certas características do revestimento aspergido, quanto às ligas utilizadas, a liga com adição de boro apresentou maior teor de óxidos assim como porosidade, porém conferiu ao revestimento maior dureza e resistência à cavitação. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda | |
dc.contributor.referee1 | Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda | |
dc.contributor.referee2 | Regis Junior, Oscar | |
dc.contributor.referee3 | Tramontin, Sandra Mara Kaminski | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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