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dc.creatorRodrigues, Julio Cesar Bortolini
dc.date.accessioned2020-11-19T19:35:24Z-
dc.date.available2020-11-19T19:35:24Z-
dc.date.issued2017-06-21
dc.identifier.citationRODRIGUES, Julio Cesar Bortolini. Dimensionamento do sistema de tração para veículos elétricos: tração dianteira in-wheel. 2017. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16237-
dc.description.abstractSome factors such as concerns about the environment, energy efficiency, advances in research related to energy sources and storage that make it possible to increase the energy density and power of these elements, has led to an increase in interest in electric vehicles. The objective of this work is to evaluate and present an easy - to - understand methodology for the sizing of the traction system of an electric vehicle, and to show that the values obtained correspond to the characteristics of commercially constituted vehicle components. In this work, results are presented for the sizing of the traction system of a purely electric vehicle, so that this system meets the requirements for the vehicle to have a range of 60 km, taking into account the Brazilian driving cycle NBR 6601. Another important aspect of this Work is to present the possibility of reducing costs and time in the construction of prototypes, a fundamental factor to reduce production costs and consequently entails a reduction in the amount passed on to the consumer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectStandards, Engineering
dc.subjectCost control
dc.titleDimensionamento do sistema de tração para veículos elétricos - tração dianteira in-wheelpt_BR
dc.title.alternativeSizing system for traction electric vehicles - front wheel drivept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAlguns fatores como preocupações com o meio ambiente, eficiência energética, avanço das pesquisas relacionadas às fontes de energia e armazenadores que tornam possível o aumento da densidade de energia e de potência desses elementos, tem propiciado o aumento no interesse pelos veículos elétricos. O objetivo deste trabalho é avaliar e apresentar uma metodologia de fácil compreensão para o dimensionamento do sistema de tração de um veículo elétrico, e apresentar que os valores obtidos condizem com as características de componentes de veículos comercialmente constituídos. Neste trabalho, são apresentados resultados para o dimensionamento do sistema de tração de um veículo puramente elétrico, de modo que este sistema atenda os requisitos para que o veículo tenha uma autonomia de 60 km, atendendo o ciclo de condução brasileiro NBR 6601. Outra importância deste trabalho está em apresentar a possibilidade de reduzir custos e tempo na construção de protótipos, fator este fundamental para reduzir custos de produção e consequentemente acarreta em redução no valor repassado ao consumidor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Fernanda Cristina
dc.contributor.referee1Corrêa, Fernanda Cristina
dc.contributor.referee2Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee3Santos, Max Mauro Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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