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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Perosa, Fabricio | |
dc.creator | Definski, Paulo Henrique Sganzerla | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T19:34:47Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T19:34:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-22 | |
dc.identifier.citation | PEROSA, Fabricio; DEFINSKI, Paulo Henrique Sganzerla. Estudo de técnicas de controle aplicadas ao limpador de para-brisas veicular. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16215 | - |
dc.description.abstract | An item that is found from the first car created in the early 1900s is the windscreen wiper. Mary Anderson developed the cleaner car windscreen in 1903 and since then it is mandatory item, because it is a safety item and very important. In this sense, the present study aims to study the fuzzy control techniques and classical technique PID (proportional, integral and derivative) in order to determine which one offers greater efficiency for the automatic windshield wiper. The drivers required for simulation were studied. The entire construct was mathematically modeled and performed the simulation in MATLAB / Simulink environment in which the drivers were implemented and adjusted. At the end, we analyzed the differences that occurred between PID and fuzzy controller in the control of the automatic cleaner windshields, in which the PID controller obtained better results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Conjuntos difusos | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Embedded computer systems | pt_BR |
dc.subject | Fuzzy sets | pt_BR |
dc.subject | Structural optimization | pt_BR |
dc.title | Estudo de técnicas de controle aplicadas ao limpador de para-brisas veicular | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of control technique applied on automotive windscreen wiper | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Um item que é encontrado desde os primeiros automóveis criados no início dos anos de 1900 é o limpador de para-brisas. O limpador de para-brisas veicular foi desenvolvido por Mary Anderson em 1903 e desde então é item obrigatório, pois tratase de um item de segurança e de extrema importância. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo estudar as técnicas de controle fuzzy e técnica clássica PID (proporcional, integral e derivativo) a fim de verificar qual delas oferece maior eficiência para o limpador de para-brisas automático. Foram estudados os controladores necessários para simulação. Todo o arquétipo foi modelado matematicamente e efetuada a simulação no ambiente MATLAB/Simulink, no qual os controladores foram implementados e ajustados. Ao final foram analisadas as diferenças que ocorreram entre o controlador PID e fuzzy no controle do limpador automático de para-brisas, no qual o controlador PID obteve melhores resultados. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Fernanda Cristina | |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Fernanda Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Fenato, Alexandre Junior | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Edison Luiz Salgado | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Eletrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Eletrônica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PG_COELE_2016_1_07.pdf | 8,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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