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dc.creatorFerreira, Felipe Rodrigues de Vargas-
dc.date.accessioned2020-11-19T19:34:35Z-
dc.date.available2020-11-19T19:34:35Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Felipe Rodrigues de Vargas. Modelagem, controle otimizado por algoritmo genético e aplicação de cell-mapping em um quadricóptero. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16207-
dc.description.abstractVehicles like the quadricopter become increasingly studied and applied in several areas, besides military applications, the drones are used for other purposes like topography, photography, cinematography and security. This end-of-course monography proposes to perform a mathematical modeling of a quadricopter, applying PID (proportional–integral–derivative) control technique to stabilize the angles and the vertical position, which were optimized by using genetic algorithms, and, finally, obtained a cell-mapping (CM) for the already controlled height loop. The mathematical modeling was performed using the Newton-Euler method, separating the plant into two interconnected subsystems where each one is responsible for describing the angular (rotational system) and linear (translational system) behaviors of the model. Two cost functions were proposed in the development of the GA so that they could be compared in relation to the gains obtained at the end of the simulation. Finally, a CM is applied to the analysis of the response of the controlled system in a map of finite states, an preliminary application of control based on the response obtained by the mapping is proposed too.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas lineares de controlept_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectLinear control systemspt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.titleModelagem, controle otimizado por algoritmo genético e aplicação de cell-mapping em um quadricópteropt_BR
dc.title.alternativeModeling, optimized control by genetic algorithm and application of cell-mapping in a quadricopterpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVeículos como os quadricópteros se tornam cada vez mais estudados e aplicados em diversas áreas, além das aplicações militares, os drones são utilizados para outras finalidades como topografia, fotografia, cinematografia e segurança. Esse trabalho propõe-se a realizar uma modelagem matemática de um quadricóptero, aplicando a técnica de controle PID (proporcional-integrativo-derivativo) para a estabilização dos ângulos e da posição vertical, controladores esses que foram otimizados com o uso de algoritmos genéticos, e, finalmente, a obtenção de um cell-mapping (CM) para a malha da altura já controlada. A modelagem matemática foi realizada utilizando o método de Newton Euler, separando a planta em dois sub-sistemas interligados onde cada um é responsável por descrever os comportamentos angulares (sistema rotacional) e lineares (sistema translacional) do modelo. Foram propostas duas funções custo no desenvolvimento do AG para que elas pudessem ser comparadas em relação aos ganhos obtidos ao final da simulação. Por fim, é feita a aplicação de um CM para a análise da resposta do sistema controlado em um mapa de estados finitos, ainda é proposta uma aplicação preliminar de controle feita com base na resposta obtida pelo mapeamento.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Kaster, Mauricio dos Santos-
dc.contributor.referee1Kaster, Mauricio dos Santos-
dc.contributor.referee2Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee3Janzen, Frederic Conrad-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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