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Título: Desenvolvimento prático e simulação de estratégias de controle para electronic throttle control com variação no sinal de entrada
Autor(es): Rech, Adriano
Orientador(es): Santos, Max Mauro Dias
Palavras-chave: Indústria automobilística
Automóveis - Motores
Controle eletrônico
Automobile industry and trade
Automobiles - Motors
Electronic control
Data do documento: 7-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RECH, Adriano. Desenvolvimento prático e simulação de estratégias de controle para electronic throttle control com variação no sinal de entrada. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem prática e teórica de estratégias de controle aplicáveis em Electronic Throttle Control com variação no sinal de entrada. Electronic Throttle Control (ETC) é uma tecnologia automotiva para aceleração de automóveis, onde ocorre entrada de ar para o motor de acordo com a posição do pedal do acelerador, fazendo uso de sistemas e componentes eletrônicos. Neste projeto é apresentado o comportamento do sistema em malha aberta, o desenvolvimento de um compensador PID para controle da válvula e o experimento prático de um controle desenvolvido em plataforma arduíno. Todos as configurações apresentadas foram testadas com os sinais: onda senoidal, triangular, quadrada e dente de serra e posteriormente realizado análises. Os resultados mostraram que o ETC com controle PID apresenta uma boa resposta mediante à diversos tipos de entrada e satisfaz os requisitos demandados por esta aplicação. Também é possível concluir que, apesar da aplicação em arduíno ser satisfatório para estudos acadêmicos, o mesmo não apresenta um bom nível de confiabilidade e rapidez para uso comercial.
Abstract: This research presents a practical and theoretical approach of control strategies applicable in Electronic Throttle Control with changing of the input signal. Electronic Throttle Control is an automotive technology for acceleration systems, where occurs air intake to the engine according to the accelerator pedal position, using electronic systems and components. This project presents the system behavior in open loop, the development of a PID compensator for controlling the valve and the practical experiment of a controller developed in Arduino platform. All the configurations have been tested with signals such as sine wave, triangle, square and sawtooth with perform analysis. The results showed that the ETC with PID control performs a good response by many types of input and satisfies the requirements demanded by this application. It is also possible to conclude that, despite the system in Arduino to be suitable for academic studies, it does not present a good level of reliability and setting time for commercial purpose.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16190
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