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Título: Modelagem de um drive do tipo ponte H não ideal utilizando a linguagem Modelica
Título(s) alternativo(s): Modeling of a non ideal H bridge drive applying the Modelica programing language
Autor(es): Chemin Neto, Carlos Sergio
Orientador(es): Janzen, Frederic Conrad
Palavras-chave: Semicondutores
Controle de temperatura
Motores elétricos de corrente contínua
Modelagem
Semiconductors
Temperature control
Electric motors, Direct current
Modelyng
Data do documento: 4-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CHEMIN NETO, Carlos Sergio. Modelagem de um drive do tipo ponte H não ideal utilizando a linguagem Modelica. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: A precisão em componentes eletrônicos do tipo semicondutores sofre variações conforme alguns parâmetros. Dentre eles, a temperatura se destaca ocasionando modificações no comportamento dos mesmos. No caso de MOSFETs, temos alteração na corrente que percorre o componente, bem como no valor de sua transcondutância. Essas variações podem possuir grande influência sobre o controle em sistemas onde os MOSFETs acionam os atuadores da malha de controle. O objetivo deste trabalho é modelar um drive de acionamento, ou ponte H, para um sistema de controle de posição de um motor de corrente continua. O drive é composto por quatro MOSFETs que atuam como chaves sendo que o modelo considera a variação de temperatura dos mesmos durante sua operação. Para modelar o sistema utilizou-se a linguagem Modelica por conta de suas inúmeras vantagens na modelagem de sistemas complexos. Resultados das simulações demonstram o comportamento do motor de corrente continua e dos MOSFETs sendo submetidos a um sinal de onda quadrada.
Abstract: Accuracy in semiconductor electronic components varies according to some parameters. Among them, the temperature stands out causing changes in their behavior. In the case of MOSFETs, we have change in the current that goes through the component, as well as in the value of its transconductance. These variations may have great influence on the control in systems where the MOSFETs drive the actuators of the control mesh. The objective of this work is to model a drive drive, or bridge H, for a position control system of a DC motor. The drive is composed of four MOSFETs that act as keys and the model considers the temperature variation of the same during its operation. To model the system, the Modelica language was used because of its innumerable advantages in the modeling of complex systems. Results of the simulations demonstrate the behavior of the DC motor and the MOSFETs being subjected to a square wave signal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16186
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