Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Rebecca Santana
dc.date.accessioned2020-11-19T18:35:56Z-
dc.date.available2020-11-19T18:35:56Z-
dc.date.issued2016-09-06
dc.identifier.citationBUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115-
dc.description.abstractIn this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCaminhõespt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectTruckspt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleAplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhõespt_BR
dc.title.alternativeApplication of mathematical models for a cabin line balancing of carmakerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Everton Luiz de
dc.contributor.referee1Melo, Everton Luiz de
dc.contributor.referee2Garcia, Juan Carlos
dc.contributor.referee3Chin, Shih Yung
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2016_2_03.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.