Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16046
Título: Proposta de melhorias com ferramentas lean healthcare em uma clínica de atendimento odontológico
Título(s) alternativo(s): Proposal for improvements with lean healthcare tools in an odontological care clinic
Autor(es): Silva, Camila Camargo
Orientador(es): Piekarski, Cassiano Moro
Palavras-chave: Clínicas dentárias
Produção enxuta
Administração dos serviços de saúde
Dental clinics
Lean manufacturing
Health services administration
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Camila Camargo. Proposta de melhorias com ferramentas lean healthcare em uma clínica de atendimento odontológico. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Frequentemente o sistema de atendimento de saúde são alvos de críticas pela população que o utiliza. A falta de foco no cliente gera desperdícios no sistema. A metodologia de produção enxuta na área da saúde visa à agregação de valor ao paciente e a eliminação desses desperdícios. O presente trabalho traz uma proposta de implantação de melhorias em uma clínica de atendimento odontológico com a implementação de ferramentas do lean healthcare tendo em vista melhorias na operação dos processos no atendimento prestado. Essas melhorias foram propostas com base nas referências de relevância para o estudo, análise das implementações de ferramentas do lean healthcare já existentes, identificação dos desperdícios no sistema e análise e seleção das ferramentas e ações lean que possuíam melhor viabilidade de aplicação no campo em estudo. Como resultados das aplicações foram encontrados a melhoria no atendimento ao cliente com os colaboradores treinados, estoques organizados e com fácil gestão e controle e recebimento de trabalhos protéticos com processo padronizado e eficaz. Através desse estudo de caso se afirma que ferramentas e ações vinculadas ao lean healthcare podem melhorar processos, aumentar a eficiência e aprimorar o atendimento ao cliente dos sistemas de atendimento de saúde.
Abstract: Frequently, the health care system is the target of criticism by the population that uses it. Lack of focus on the customer generates waste in the system. The methodology of lean production in the health area aims at adding value to the patient and eliminating these wastes. The present paper presents a proposal to implement improvements in a dental care clinic with the implementation of lean healthcare tools in order to improve the operation of the processes in the care provided. These improvements were proposed based on references of relevance to the study, analysis of existing lean healthcare tool implementations, identification of wastes in the system, and analysis and selection of lean tools and actions that had better application viability in the field under study. As results of the applications were found the improvement in customer service with trained employees, organized stocks and with easy management and control and receipt of dental prosthetic works with a standardized and efficient process. Through this case study it is stated that tools and actions linked to lean healthcare can improve processes, increase efficiency and improve customer service of healthcare systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16046
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_2_17.pdf968,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.