Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bertolli, Pedro Henrique Bergamo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T18:24:12Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T18:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-12 | |
dc.identifier.citation | BERTOLLI, Pedro Henrique Bergamo. Otimização do comportamento de agentes utilizando simulated annealing. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15969 | - |
dc.description.abstract | This work deals with concepts of Artificial Intelligence focusing on intelligent agents and optimization techniques such as genetic programming and simulated annealing. Through the Robocode battle simulator, it was possible to implement a solution that aims to automatically generate the best behavior of a reactive agent using the demonstrated techniques. Each agent is represented by a tank robot in the simulator whose main objective is to defeat an opponent determined number of consecutive times to be considered a winner. In order to find the robot able to solve the proposed problem, two code implementations were performed, being possible to perform tests and analyze the different results obtained. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Structural optimization | pt_BR |
dc.subject | Organizational behavior | pt_BR |
dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
dc.title | Otimização do comportamento de agentes utilizando simulated annealing | pt_BR |
dc.title.alternative | Agents behavior optimization using simulated annealing | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda conceitos de Inteligência Artificial com foco em agentes inteligentes e técnicas de otimização como programação genética e simulated annealing. Através do simulador de batalhas Robocode, foi possível implementar uma solução que visa gerar automaticamente o melhor comportamento de um agente reativo utilizando as técnicas demonstradas. Cada agente é representado por um robô tanque no simulador cujo objetivo principal definido é derrotar um oponente determinado número de vezes consecutivas para que seja considerado vencedor. Para encontrar o robô apto a resolver o problema proposto, duas implementações de código foram realizadas sendo possível realizar testes e analisar os diferentes resultados obtidos. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Koscianski, André | |
dc.contributor.referee1 | Koscianski, André | |
dc.contributor.referee2 | Borges, André Pinz | |
dc.contributor.referee3 | Foronda, Augusto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COCIC_2018_1_07.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.