Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1590
Título: | Práticas de ensino por investigação nas aulas de ciências desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Scientific investigation practices as a pedagogical approach for science teaching in the early years of basic education |
Autor(es): | Limeira, José Augusto Real |
Orientador(es): | Bezerra Junior, Arandi Ginane |
Palavras-chave: | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Curitiba (PR) Prática de ensino - Curitiba (PR) Ciência Science - Study and teaching - Curitiba (PR) Student teaching - Curitiba (PR) Science |
Data do documento: | 28-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LIMEIRA, José Augusto Real. Práticas de ensino por investigação nas aulas de ciências desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Esta dissertação destaca a perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de escolas municipais da cidade de Curitiba. Tem por objetivo conhecer práticas de ensino de Ciências realizadas por professores desta etapa escolar, a fim de diagnosticar limites e dificuldades para a implementação de atividades investigativas. A pesquisa realizada apresenta caráter qualitativo com objetivo de obter dados a partir da realidade escolar dos professores entrevistados. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram distanciamentos e aproximações com relação aos princípios do Ensino de Ciências por Investigação. Os distanciamentos expressam-se, especialmente, pelas dificuldades de espaço e de materiais para a realização de atividades que solicitam ações investigativas dos estudantes. As aproximações são representadas, principalmente, pelos relatos de professores, cujas práticas de Ensino de Ciências propiciam a mobilização dos estudantes em ações investigativas. Este diagnóstico orientou o desenvolvimento do produto deste mestrado profissional, que consiste em um material didático voltado aos professores, inspirado no Ensino de Ciências por Investigação. |
Abstract: | This dissertation highlights the perspective of Scientific Investigation / Inquiry Science Teaching in the early years of elementary school, in the context of municipal schools in the city of Curitiba. Its main objective is to promote science education through activities inspired by ways in which scientific knowledge is built. In order to contribute to continuing education programs sponsored by the City Department of Education (SMEC), a qualitative study regarding classroom science teaching practices is presented aiming at identifying ongoing practices and their relationship to Inquiry Science eaching methods. We investigated, by means of direct observation and questionnaires, some of the references and procedures used by teachers from municipal public schools in Curitiba, for school plans preparation. The product of this professional master’s work consists of a teaching material geared to teachers, and inspired by Inquiry Science Teaching methods. It is intended as a contribution to the improvement of teacher’s continuing education programs. |
Descrição: | Acompanha: Material de apoio para os professores das escolas municipais de Curitiba: propostas de práticas de ensino por investigação nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1590 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Limeira, José Augusto Real_2015.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Limeira, José Augusto Real_2015_1.pdf | 794,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons