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dc.creatorLino, Matheus Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-19T13:01:14Z-
dc.date.available2020-11-19T13:01:14Z-
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.citationLINO, Matheus Rodrigues. Sistema de telemetria e rastreamento de veículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15788-
dc.description.abstractThe current technological growth has generated, through those who consume it, a great demand for new applications and services. This scenario grows as people need new possibilities for solving everyday problems. A current challenge in automotive fleet control is to obtain real-time telemetry and tracking data to provide greater management control over monitored vehicles. This scenario happens because drivers, in general, stay far away from companies for long periods of time, making monitoring and prevention of failures harder to identify, in addition the companies cannot identify the routes chosen by their drivers. In this context, this project presents a solution through the development of specialist hardware and software, providing an alternative for companies responsible for these vehicles to manage them and make the best maintenance and driving style decisions for the drivers of their vehicles. Data are obtained via an OBDII scanner, GPS module, stored in a micro SD card module, centralized by an Arduino that manages them. For the transmission of these data, a solution via GSM/GPRS cellular network was proposed. It is also composed of software web, responsible for receiving and allowing the visualization and analysis of the collected data. For the tests were used ten vehicles from seven different manufacturers, which presented consistent results. The front-end software allowed analysis of the collected data through maps, graphs, and tables. In addition to the project’s operating results, it was possible to identify problems in two of the vehicles used for the tests, corroborating the system’s effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectSistemas de transmissão de dadospt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectData transmission systemspt_BR
dc.subjectDigital communicationspt_BR
dc.titleSistema de telemetria e rastreamento de veículospt_BR
dc.title.alternativeTelemetry and vehicle tracking systempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO atual crescimento tecnológico tem gerado, por meio de quem o consome, uma grande demanda por novas aplicações e serviços. Este cenário cresce na proporção de que as pessoas carecem de novas possibilidades para resolução de problemas cotidianos. Um atual desafio no controle de frotas automotivas é realizar a obtenção de dados de telemetria e rastreamento em tempo real, a fim de proporcionar maior controle gerencial sobre os veículos monitorados. Esse cenário é decorrente do fato que motoristas, em geral, ficam longos períodos ausentes das empresas, dificultando o monitoramento e a prevenção de falhas, somado ao fato da impossibilidade de identificação das rotas escolhidas por seus motoristas. Neste contexto, este projeto apresenta uma solução por meio do desenvolvimento de um hardware e um software especialistas, promovendo uma alternativa para que empresas responsáveis por estes veículos possam gerenciá-los e tomarem as melhores decisões em termos de manutenção e de estilos de direção de seus motoristas. Os dados são obtidos via scanner OBDII, módulo GPS e armazenados em um módulo cartão micro SD, centralizados por um Arduino que os gerencia. Para a transmissão destes dados, foi proposta uma solução via rede de celulares GSM/GPRS. Também é composto por um software web, responsável por receber e permitir a visualização e análise dos dados coletados. Para os testes foram utilizados dez veículos de sete fabricantes diferentes, os quais apresentaram resultados condizentes com o esperado. O software front-end permitiu análises dos dados coletados por meio de mapas, gráficos e tabelas. Além dos resultados de funcionamento do projeto, foi possível identificar problemas em dois dos veículos utilizados para os testes, corroborando a eficácia do sistema.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Schemberger, Elder Elisandro
dc.contributor.referee1Schemberger, Elder Elisandro
dc.contributor.referee2Mathias, Luis Carlos
dc.contributor.referee3Vendruscolo, Tiago Piovesan
dc.contributor.referee4Assunção, Wesley Klewerton Guêz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
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