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dc.creatorSouza, Thais Camila de
dc.date.accessioned2020-11-19T12:39:33Z-
dc.date.available2020-11-19T12:39:33Z-
dc.date.issued2017-11-06
dc.identifier.citationSOUZA, Thais Camila de. O uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15783-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.subjectCarbonopt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPollutantspt_BR
dc.subjectCarbonpt_BR
dc.subjectEnvironmental impact analysispt_BR
dc.titleO uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo qualitativo e quantitativo em relação ás alterações ambientais negativas resultantes da construção civil. O sistema de construção predominante no país ainda é o método convencional que utiliza como base o concreto armado e alvenaria, porém, com o intuito de racionalizar e otimizar as construções, novos sistemas vêm sendo instalados. Destaca-se dentre eles o light steel frame, sistema industrializado que emprega perfis de aço galvanizado em sua estrutura e fechamento em placas de OBS, sistema esse utilizado em larga escala em países desenvolvidos. Em meio a esta contextualização foi realizada a avaliação de impactos ambientais gerados por estes dois sistemas construtivos. Esta avalição foi realizada através de um estudo comparativo a partir de um modelo de edificação. Foi elaborado em seguida um orçamento de emissão de dióxido de carbono detalhado para as duas situações, esta ação permitiu identificar quais etapas da obra correspondiam às maiores emissões deste poluente. Como conclusão geral obteve-se para o orçamento em light steel frame aproximadamente a metade das emissões de dióxido de carbono em relação ao método convencional sendo, ao final verificadas as principais características que levaram a esse resultado.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Feiber, Silmara Dias
dc.contributor.referee1Feiber, Fúlvio Natercio
dc.contributor.referee2Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de
dc.contributor.referee3Feiber, Silmara Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOSpt_BR
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