Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cabral, Mariana Perez | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T12:38:55Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T12:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-07 | |
dc.identifier.citation | CABRAL, Mariana Perez. Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Instalações escolares | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Mobiliário e equipamento | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | School facilities | pt_BR |
dc.subject | Schools - Furniture, equipment, etc | pt_BR |
dc.subject | Universal design | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design for students with disabilities | pt_BR |
dc.title | Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Method of accessibility as a tool for public management: study in educational institutions in Toledo - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feiber, Silmara Dias | |
dc.contributor.advisor-co1 | Feiber, Fúlvio Natercio | |
dc.contributor.referee1 | Furlan, Gladis Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Bressiani, Lucia | |
dc.contributor.referee3 | Feiber, Silmara Dias | |
dc.contributor.referee4 | Feiber, Fúlvio Natercio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acessibilidadeinstrumentogestaopublica.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.