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dc.creatorRocha, Daiane Thais da
dc.date.accessioned2020-11-19T12:37:56Z-
dc.date.available2020-11-19T12:37:56Z-
dc.date.issued2016-11-17
dc.identifier.citationROCHA, Daiane Thais da. Concreto autoadensável com utilização de resíduos de concreto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15747-
dc.description.abstractThe self-compacting concrete is relatively new, and it has its main characteristics and advantages by its flow capacity without segregation, and filling the entire inside of the forms without the internal concrete vibrator. This research seeks a sustainable alternative for the waste disposal produced in the construction, so that it can contribute in the physical and mechanical properties of self-compacting concrete. Four treatments were tested, being used as the reference concrete dosed without addition of waste. Seeking to find a trace to get the same performance of the reference trace, the traces were tested by replacing 35, 40 and 45% of fine aggregate for concrete residue with a view to workability. The amount of additive was determined experimentally by testing in the fresh state. The properties of the treatments for resistance to segregation, passing ability, workability, absorption, compressive strength and elastic modulus were evaluated and compared. With the results obtained in the fresh state, it is possible to assess the traits with the addition of self-compacting concrete residue maintained the characteristics of being able to sort their use according to the results required in standard. For the tests in hardened condition, the traces with the addition of 35% and 45% of concrete residue obtained resistances below the reference trace in 17% and 24%, respectively, only the trace with 40% added exceeded the reference trace, after 56 days, proving the effectiveness of the material used. The absorption results corroborate the compressive strength results, because the lowest percentage was found for the trace with 40% added, suggesting a better particle packing. For the modulus of elasticity, the reference trace performed best, which was expected due to concrete residue characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResíduos como material de construçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConcreto - Aditivospt_BR
dc.subjectWaste products as building materialspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectConcrete - Aditivespt_BR
dc.titleConcreto autoadensável com utilização de resíduos de concretopt_BR
dc.title.alternativeSelf-compacting concrete using concrete residuept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO concreto autoadensável é relativamente novo, e tem suas principais características e vantagens a capacidade de fluidez sem segregação e o preenchimento de todo o interior das formas sem auxílio de vibrador mecânico. Através desta pesquisa busca-se uma alternativa sustentável para a destinação dos resíduos produzidos na construção, de forma que estes contribuam nas características físicas e mecânicas do concreto autoadensável. Foram testados quatro tratamentos, sendo utilizado como referência o concreto dosado sem adição de resíduos. Buscando encontrar um traço que obtenha o mesmo desempenho do traço referência, foram testados os traços com substituição de 35, 40 e 45% do agregado miúdo por resíduo de concreto, com vistas à trabalhabilidade. A quantidade de aditivo foi determinada de forma experimental através dos testes no estado fresco. Foram avaliadas e comparadas as propriedades dos tratamentos quanto à resistência a segregação, habilidade passante, trabalhabilidade, absorção, resistência à compressão e módulo de elasticidade. Com os resultados obtidos no estado fresco foi possível aferir que os traços com adição de resíduo mantiveram as características do concreto autoadensável, sendo possível classificar sua utilização de acordo com os resultados exigidos em norma. Para os testes no estado endurecido, os traços com adição de 35% e 45% de resíduo de concreto obtiveram resistências inferiores ao traço referência em 17% e 24% respectivamente, apenas o traço com 40% de adição superou o traço referência, aos 56 dias, comprovando a eficácia do material empregado. Os resultados de absorção corroboram com os resultados da resistência a compressão, pois, a menor porcentagem foi encontrada para o traço com 40% de adição, sugerindo um melhor empacotamento das partículas. Para o modulo de elasticidade, o traço referência obteve o melhor desempenho, o que já era esperado devido às características do resíduo de concreto.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Kolling, Evandro Marcos
dc.contributor.referee1Bressiani, Lucia
dc.contributor.referee2Savaris, Gustavo
dc.contributor.referee3Kolling, Evandro Marcos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

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