Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Naina Bernardo do
dc.date.accessioned2020-11-19T11:53:23Z-
dc.date.available2020-11-19T11:53:23Z-
dc.date.issued2019-10-21
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Naina Bernardo. O estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15642-
dc.description.abstractMuch has been discussed about education in Brazil and teaching practice in sciences subjects, as well as the performance of teachers and their methodologies. Exploring a particular non-formal space may be a possibility to facilitate the science teaching process. Given this context, a specialized bibliographic research was conducted with the importance and feasibility of using urban spaces, such as public squares, for didactic-pedagogical activities in the sciences discipline. Subsequently, it was created the understanding of teachers in Initial Formation and elementary school students of public schools in the city of Santa Helena regarding the use of public squares as a space for teaching and learning science. This way, for the construction of data with the Initial Education teachers and Elementary School Students, a questionnaire was elaborated with optional and dissertative questions related to the use of public squares for the teaching and learning of sciences. The public square as well as several other urban spaces can serve as an instrument for the development of educational activities involving teachers, and their students, especially students from schools closest to the squares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPraçaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectPlazaspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleO estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the square in science classes: conceptions of teachers in initial education and middle studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMuito tem se discutido sobre a Educação no Brasil e a prática docente nas disciplinas de Ciências, bem como a atuação dos professores e suas metodologias. A exploração de um determinado espaço não formal pode ser uma possibilidade para facilitar o processo de ensino aprendizagem no ensino de Ciências. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada com a importância e viabilidade de utilização de espaços urbanos, como as praças públicas, para atividades didático-pedagógicas na disciplina de Ciências. Posteriormente, foi levantado o entendimento de professores em Formação Inicial e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Santa Helena em relação à utilização das praças públicas como espaço de ensino e aprendizagem de Ciências. Desse modo, para construção dos dados junto aos professores em Formação Inicial e estudantes do Ensino Fundamental, foi elaborado um questionário com questões optativas e dissertativas relacionadas à utilização das praças públicas para o ensino e aprendizagem de Ciências. A praça pública assim como diversos outros espaços urbanos podem servir como instrumento no desenvolvimento de atividades educacionais envolvendo professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Fujii, Rosangela Araujo Xavier
dc.contributor.referee1Brandt, Carlos Frederico Charret
dc.contributor.referee2Zanette, Andrea Elisa Tormen da Silva
dc.contributor.referee3Fujii, Rosangela Araujo Xavier
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2019_2_11.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.