Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15641
Título: A importância das aulas práticas para o ensino de ciências: concepções de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR campus Santa Helena/Paraná
Título(s) alternativo(s): The importance of practical classes for science teaching: conceptions of undergraduate students in Biological Sciences at UTFPR campus Santa Helena/Paraná
Autor(es): Gebauer, Sandra
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Ensino - meios auxiliares
Science - Study and teaching
Student teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 20-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: GEBAUER, Sandra. A importância das aulas práticas para o ensino de ciências: concepções de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR Campus Santa Helena/Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: A presente pesquisa apresentou como problemática investigar como os alunos, da Universidade Tecnologica Federal do Paraná Campus de Santa Helena, compreendem a importância e a contribuição das aulas práticas para o ensino de Ciências, assim, este trabalho terá como objetivo analisar os relátorios finais dos alunos que realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências, verificando a utilização de atividades práticas no processo de ensino aprendizagem com alunos do ensino fundamental. A pesquisa realizada foi de caratér qualitativa e bibliográfica. Buscou-se abordar o conceito de aula prática e a sua importancia para o aprendizado significativo dos alunos, especificar como o estágio supervisionado em ciências apresenta-se no curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Abstract: The present research presented as problematic to investigate how the students of the Federal Technological University of Paraná Campus of Santa Helena, understand the importance and the contribution of the practical classes for the teaching of Sciences, thus, this work will have as objective to analyze the final reports of the students. who underwent the Supervised Science Internship discipline, verifying the use of practical activities in the teaching-learning process with elementary students. The research carried out was of qualitative and bibliographic character. We sought to address the concept of practical class and its importance for students' meaningful learning, specifying how the supervised internship in science is presented in the course of Biological Sciences of the Federal Technological University of Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15641
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2019_2_13.pdf658,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.