Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, José Carlos da | - |
dc.creator | Gaia, Silvia | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T20:53:42Z | - |
dc.date.available | 2016-02-23T20:53:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-30 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, José Carlos da. Relatórios de estágio supervisionado: um mecanismo de transferência de tecnologia para os cursos de engenharia. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1563 | - |
dc.description.abstract | The present study has takeninto account the reasoning of Sábato triangle and reports from Supervised Training Curriculum of Engineering Course at the University as a study tool to verify the possibility of becoming a mechanism for technology transfer. The general objective of this research was to verify whether the Supervised Training Curriculum Reports of Engineering Courses have been or could be mechanisms for technology transfer. It is believed that the collection, organization and dissemination of data obtained through the reports may cause a change on the behavior of the actors involvedin the Supervised Training process. In order to achieve such a goal it was chosen an applied qualitative research approach by considering the dynamic relationship between the real world and the subjective one. The research was documentary (Supervised Training Curriculum Reports) from Engineering Courses of Federal Technological University of Paraná - Campus CornélioProcópio. Interviews with supervisors teachers have been made in order to identify requirements to the work of guidance and supervision of professional training since such reports could facilitate the dialogue between Education Institutions and Labor Market. It is suggested a new way of “seeing” theSupervised Training Curriculum and its reports by innovating and providing the acquired information and knowledge as well as adapting the academic period to society as a whole. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Relatórios técnicos | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Transferência de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.subject | Technical reports | pt_BR |
dc.subject | Internship programs | pt_BR |
dc.subject | Technology transfer | pt_BR |
dc.subject | Production engineering | pt_BR |
dc.title | Relatórios de estágio supervisionado: um mecanismo de transferência de tecnologia para os cursos de engenharia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como linha de raciocínio o triângulo de sábato e os relatórios de estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia na Universidade como ferramenta de estudo a fim de verificar a possibilidade de este tornar-se um mecanismo de transferência de tecnologia. O objetivo geral dessa pesquisa foi verificar se os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Engenharia estão sendo ou poderiam ser mecanismos de transferência de tecnologia. Acredita-se que a compilação, organização e divulgação de dados obtidos através dos relatórios podem provocar uma mudança de comportamento nos atores envolvidos no processo do Estágio Curricular Supervisionado. Neste trabalho optamos por uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, pela relação dinâmica entre o mundo real e o subjetivo. A pesquisa foi documental (Relatórios de Estágio Curricular Supervisionado) dos Cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Cornélio Procópio. Entrevistas com os professores supervisores dos estágios foram feitas a fim de identificar quesitos para o trabalho de orientação e supervisão de estágio profissional, pois tais relatórios poderiam viabilizar a interlocução entre as Instituições de Ensino e as Empresas. Sugere-se um novo olhar para o Estágio Curricular Supervisionado, e o relatório do mesmo, inovando-o, disponibilizando as informações e o conhecimento adquirido e transformando o período acadêmico à sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kovaleski, João Luiz | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGEP_M_Cruz, José Carlos da_2014.pdf | 718,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.