Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Damin, Willian | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T19:46:00Z | - |
dc.date.available | 2016-02-22T19:46:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DAMIN, Willian. Ensino de estatística para os anos finais do ensino fundamental. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1558 | - |
dc.description | Acompanha: Ensino de estatística para os anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aimed to examine the contributions that a didactic sequence, using the reality of the students learning of statistical concepts by students in the ninth year of basic school. The literature review concerning the teaching of statistics relies on Rumsey (2002), Lopes (1998, 2003, 2008, 2010), Campos (2007), Silva (2007), Estevam (2010), Walichinski (2012), among others. With the intention of achieving the proposed goal, was developed in the year 2014 a applied research, interpretive analysis and qualitative, descriptive in a batch of students of 9° year of basic school to a College’s private network of the city the north of Paraná. As a feature of the research was supported in Bogdan and Biklen (1994), Roesch (1996), Rosa (2009) and Silva and Menezes (2005). At first it was used diagnostic test called pre-test in order to analyze prior student performance in relation to the basic contents of Statistics . After the application was developed a didactic sequence that included basic contents of Statistics was developed . During application of the sequence, there was a more effective participation of students, this is, showed greater involvement and interest in the content covered, since they could collect, organize and tabulate data. Based on the results of student performance after application it is possible to infer that the instructional sequence was effective as acquiring the knowledge of statistical concepts, thus contributing to the development of reasoning skills, thinking and statistical literacy . As a final product of this research, presents an education booklet teacher support containing a didactic sequence with basic content Statistics facing the final years of basic school, which is appended to this dissertation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Statistics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Ensino de estatística para os anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, utilizando a realidade dos discentes, na aprendizagem de conceitos estatísticos pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A revisão de literatura referente ao ensino de Estatística apoia-se em Rumsey (2002), Lopes (1998, 2003, 2008, 2010), Campos (2007), Silva (2007), Estevam (2010), Walichinski (2012), dentre outros. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no ano de 2014 uma pesquisa aplicada, qualitativa com análise interpretativa e descritiva em uma turma de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede privada de um município do norte do Paraná. Quanto a característica da pesquisa apoiou-se em Bogdan e Biklen (1994), Roesch (1996), Rosa (2009) e Silva e Menezes (2005). Em um primeiro momento foi aplicado um teste diagnóstico denominado pré-teste, no intuito de analisar o desempenho prévio dos alunos com relação aos conteúdos básicos de Estatística. Após a aplicação foi desenvolvida uma sequência didática que contemplou conteúdos básicos de Estatística. Durante a aplicação da sequência, observou-se uma participação mais efetiva dos alunos, isto é, apresentaram maior envolvimento e interesse pelos conteúdos abordados, uma vez que puderam coletar, organizar e tabular dados. Com base nos resultados do desempenho dos alunos após a aplicação é possível inferir que a sequência didática mostrou-se eficaz quanto a aquisição ao conhecimento de conceitos estatísticos, contribuindo assim, para o desenvolvimento das competências de raciocínio, pensamento e letramento estatístico. Como produto final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico de apoio ao professor contendo uma sequência didática com conteúdos básicos de Estatística voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, que se encontra anexado a esta dissertação. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos Junior, Guataçara dos | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Damin, Willian_2014.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Damin, Willian 2014_1.pdf | 8,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.