Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15480
Título: | Sistema para acompanhamento de realização de estágios curriculares |
Autor(es): | De Cól, Lucas Batistella |
Orientador(es): | Borsoi, Beatriz Terezinha |
Palavras-chave: | Software de aplicação Gerenciamento de recursos de informação Serviços da Web Application software Information resources management Web services |
Data do documento: | 24-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DE CÓL, Lucas Batistella. Sistema para acompanhamento de realização de estágios curriculares. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
Resumo: | A atividade de estágio curricular ocorre na modalidade não obrigatória e obrigatória. Essa última é validada como parte da carga horária do curso e para tanto o aluno apresenta um relatório que é defendido perante uma banca. A atividade de estágio é coordenada por um professor que é denominado como responsável. Esse professor faz o gerenciamento dos aspectos relacionados ao curso, ou seja, controle dos documentos de acompanhamento e da apresentação do relatório final. A parte documental é de responsabilidade de um Departamento específico da Universidade. Como forma de auxiliar no gerenciamento dessas atividades foi implementado um aplicativo web para ser utilizado pelo professor responsável pelo estágio. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas tecnologias web consideradas recentes pelo tempo de disponibilização de mercado. Essas tecnologias visam fornecer agilidade na implementação, responsividade e maior facilidade de interação para o usuário, além de reduzir o tráfego entre cliente e servidor, pela possibilidade de implementação de processamento no cliente. Assim, o desenvolvimento desse trabalho foi, também, uma grande oportunidade de aprendizado de tecnologias. |
Abstract: | The traineeship activity occurs in not mandatory and binding mode. The latter is validated as part of the workload of the course and for both the student presents a report that is defended before a panel. The stage activity is coordinated by a teacher who is named as responsible. This teacher makes the management of aspects related to the course, ie control of accompanying documents and the presentation of the final report. The documentary part is the responsibility of a specific department of the University. a web application to be used by the teacher responsible for the stage as a way to help manage these activities was implemented. For application development web technologies were used considered recent by market availability of time. These technologies are intended to provide flexibility in implementation, responsiveness and ease of interaction to the users and reduce the traffic between client and server, by the possibility of processing on the client implementation. Thus, the development of this work was also a great opportunity of learning technologies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15480 |
Aparece nas coleções: | PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COADS_2016_1_02.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.