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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Possoli, Ketlen | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T18:46:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T18:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-17 | |
dc.identifier.citation | POSSOLI, Ketlen. Dinâmica de incêndio em compartimentos abertos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15255 | - |
dc.description | O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança | pt_BR |
dc.description.abstract | With the aim to increase fire safety in open compartments, such as open car parks, some correlative models were used to test the ability to recover both dynamics and thermal characteristics of a ceiling-jet flow. The heat flow, coming from a burning vehicle, occurs when the fire plume impinges the ceiling and develops in the radial direction of the fire axis. Both temperature and velocity predictions are decisive for sprinklers positioning, fire alarms positions, detectors (heat, smoke) position and activation times. This investigation deals with a parametric analysis using different fire events (class of the vehicle) and two compartments. Some correlative formulations were used: Alpert, Cooper, Heskestad & Delichatsios and Motevalli & Marks. An advance calculation method (CFAST) based on a two-zone model formulation was used to compare the results, as well as the CFD software ANSYS Fluent, based on the finite volume method. A total of 16 simulation results were obtained taking into consideration 2 different heights for the compartment (H=3m and H=5m), 4 different car classes (fire events), 6 radial positions (R) and two software (CFAST and ANSYS Fluent). The correlative model from Motevalli & Marks overestimates the dynamic characteristics in small compartments. The two-zone model overestimates the maximum temperature in the biggest compartment and the CFD results for temperature and velocity are always higher than the other calculation methods. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de incêndios | pt_BR |
dc.subject | Meios de transferência de calor | pt_BR |
dc.subject | Incêndios | pt_BR |
dc.subject | Fire prevention | pt_BR |
dc.subject | Heat-transfer media | pt_BR |
dc.subject | Fires | pt_BR |
dc.title | Dinâmica de incêndio em compartimentos abertos | pt_BR |
dc.title.alternative | Fire dynamicsin open compartments | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de aumentar a segurança contra incêndios em compartimentos abertos, como estacionamentos abertos, alguns modelos correlativos foram usados para testar a capacidade de recuperar as características dinâmicas e térmicas de um fluxo de calor de jato de teto. O fluxo de calor, vindo de um veículo em chamas, ocorre quando a chama de fogo colide com o teto e se desenvolve na direção radial do eixo do fogo. Ambas previsões de temperatura e velocidade são decisivas para o posicionamento dos sprinklers, alarmes de incêndio, detectores (calor, fumaça) e tempos de ativação. Esta tese trata de uma análise paramétrica usando diferentes eventos de incêndio (classe do veículo) e dois compartimentos. Algumas formulações correlativas foram utilizadas: Alpert, Cooper, Heskestad & Delichatsios e Motevalli & Marks. Um método de cálculo avançado (CFAST) baseado em uma formulação de modelo de duas zonas foi usado para comparar os resultados, bem como o software ANSYS Fluent, baseado no método dos volumes finitos. Um total de 16 resultados de simulação foram obtidos considerando-se 2 alturas diferentes para o compartimento (H = 3m e H = 5m), 4 classes de carros diferentes (eventos de fogo), 6 posições radiais (R) e dois programas de análise avançada (CFAST e ANSYS Fluent). O modelo correlativo de Motevalli & Marks superestima as características dinâmicas em pequenos compartimentos. O modelo de duas zonas superestima a temperatura máxima no compartimento maior e os resultados do modelo de campo para temperatura e velocidade são sempre mais altos do que os outros métodos de cálculo. | pt_BR |
dc.degree.local | Bragança | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Piloto, Paulo Alexandre Gonçalves | |
dc.contributor.advisor-co1 | Martinelli Júnior, Luiz Carlos | |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, José Alexandre de Carvalho | |
dc.contributor.referee2 | Martinelli Júnior, Luiz Carlos | |
dc.contributor.referee3 | Mesquita, Luis Manuel Ribeiro de | |
dc.publisher.country | Portugal | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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