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dc.creatorCamargo, Paula Melara de
dc.date.accessioned2020-11-18T18:46:15Z-
dc.date.available2020-11-18T18:46:15Z-
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationCAMARGO, Paula Melara de. Estudo de redução de massa em uniões flangeadas de válvulas esfera. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15250-
dc.description.abstractThis research proposes to evaluate the structural integrity of two alternative ball valve flange geometries in order to save material in its construction and consequently reduce manufacturing cost. The analysis is performed using computational simulation where real valve operating conditions are reproduced, which are evaluated by the Elastic Stress Analysis Criterion. During the analysis the pre-load of the stud bolts proved to be the most influential variable under the resulting stresses. Both proposed geometries presented satisfactory results, however the Model A is the one that has a more significant mass reduction, about 27%. With the proven structural integrity, Model A enables flange mass reduction without changing component reliability, resulting in a final cost reduction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectVálvulaspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectJuntas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectDeformações e tensõespt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectValvespt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectJoints (Engineering)pt_BR
dc.subjectStrains and stressespt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.titleEstudo de redução de massa em uniões flangeadas de válvulas esferapt_BR
dc.title.alternativeMass reduction study on flanged ball valvespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe avaliar a integridade estrutural de duas geometrias alternativas de flanges de válvulas do tipo esfera visando a economia de material na sua construção e consequentemente a redução de custo de fabricação. A análise é realizada utilizando simulação computacional onde são reproduzidas condições reais de operação da válvula, as quais são avaliadas pelo método de Tensões Elásticas. Durante a análise a pré-carga dos prisioneiros mostrou-se a variável de maior influência sob as tensões resultantes. Ambas geometrias propostas apresentaram resultados satisfatórios, no entanto o Modelo A é o que possui uma redução de massa mais significativa, cerca de 27%. Com a comprovação de integridade estrutural, o Modelo A possibilita a redução de massa dos flanges sem alterar a confiabilidade do componente, gerando uma redução de custo final.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee1Trentin, Robson Gonçalves
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
dc.contributor.referee3Rossetto, Diego Rizzotto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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