Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15250
Título: | Estudo de redução de massa em uniões flangeadas de válvulas esfera |
Título(s) alternativo(s): | Mass reduction study on flanged ball valves |
Autor(es): | Camargo, Paula Melara de |
Orientador(es): | Rossetto, Diego Rizzotto |
Palavras-chave: | Válvulas Método dos elementos finitos Juntas (Engenharia) Deformações e tensões Análise estrutural (Engenharia) Valves Finite element method Joints (Engineering) Strains and stresses Structural analysis (Engineering) |
Data do documento: | 21-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CAMARGO, Paula Melara de. Estudo de redução de massa em uniões flangeadas de válvulas esfera. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
Resumo: | Este trabalho propõe avaliar a integridade estrutural de duas geometrias alternativas de flanges de válvulas do tipo esfera visando a economia de material na sua construção e consequentemente a redução de custo de fabricação. A análise é realizada utilizando simulação computacional onde são reproduzidas condições reais de operação da válvula, as quais são avaliadas pelo método de Tensões Elásticas. Durante a análise a pré-carga dos prisioneiros mostrou-se a variável de maior influência sob as tensões resultantes. Ambas geometrias propostas apresentaram resultados satisfatórios, no entanto o Modelo A é o que possui uma redução de massa mais significativa, cerca de 27%. Com a comprovação de integridade estrutural, o Modelo A possibilita a redução de massa dos flanges sem alterar a confiabilidade do componente, gerando uma redução de custo final. |
Abstract: | This research proposes to evaluate the structural integrity of two alternative ball valve flange geometries in order to save material in its construction and consequently reduce manufacturing cost. The analysis is performed using computational simulation where real valve operating conditions are reproduced, which are evaluated by the Elastic Stress Analysis Criterion. During the analysis the pre-load of the stud bolts proved to be the most influential variable under the resulting stresses. Both proposed geometries presented satisfactory results, however the Model A is the one that has a more significant mass reduction, about 27%. With the proven structural integrity, Model A enables flange mass reduction without changing component reliability, resulting in a final cost reduction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15250 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAMEC_2018_1_13.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.