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dc.creatorBacchi, Fernando Henrique
dc.date.accessioned2020-11-18T18:45:34Z-
dc.date.available2020-11-18T18:45:34Z-
dc.date.issued2018-06-18
dc.identifier.citationBACCHI, Fernando Henrique. Dimensionamento dos principais componentes de uma bomba de engrenagens aplicada a um veículo de alta performance. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15240-
dc.description.abstractTalking about high performance vehicles, difficulties about the fuel system are usually found. The solutions for fuel supply available in the market to this type of vehicle, does not provide the necessary demand of fuel, thus it is necessary to rearrange the system or to use more of these pumps, shunt connected. However, these modifications can cause a lot of problems in the system or in the components. This paper was developed given the need of a higher fuel rate, provided by the fuel pump to this type of vehicles. There were elaborated the design of the main components of a gear pump, applied to a high-performance vehicle, that in this case is the vehicle used by the UTECH Performance team of the Federal University of Technology – Paraná – Campus Pato Branco. In this paper are presented the design and the adjustments to the transmission shaft, the gears, the pulley keyway, the minimum thickness for the housing pump and besides being presented the bearings life check.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.subjectGearingpt_BR
dc.subjectBearings (Machinery)pt_BR
dc.titleDimensionamento dos principais componentes de uma bomba de engrenagens aplicada a um veículo de alta performancept_BR
dc.title.alternativeDesign of the main components of a gear pump applied to a high-performance vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMuitas vezes em veículos de alta performance encontram-se dificuldades referentes a alimentação de combustível. As soluções de bombas de combustível disponíveis em mercado não suprem a demanda requerida para a alimentação desse tipo de veículos, sendo necessária uma readequação do sistema ou o uso de mais de um desses componentes, funcionando em paralelo. Porém estas modificações podem ocasionar muitos problemas para o sistema de alimentação. Este trabalho foi desenvolvido baseando-se na necessidade de uma maior vazão da bomba de combustível para esse tipo de veículos. Foram elaborados os dimensionamentos dos principais componentes de uma bomba mecânica de engrenagens, voltando sua aplicação à um veículo de alta performance, que neste caso, trata-se do veículo utilizado pela equipe UTECH Performance, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. Neste trabalho são realizados os dimensionamentos e adequações do eixo de transmissão, do engrenamento, da chaveta para polia, e da espessura mínima para carcaça, além de serem apresentados os cálculos de verificação para vida útil dos rolamentos selecionados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.advisor-co1Flores, Janerson Forner
dc.contributor.referee1Trentin, Robson Goncalves
dc.contributor.referee2Maccarini, Adelino Carlos
dc.contributor.referee3Rossetto, Diego Rizzotto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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