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dc.creatorCossa, Jovani Antonio
dc.date.accessioned2020-11-18T18:44:32Z-
dc.date.available2020-11-18T18:44:32Z-
dc.date.issued2017-11-14
dc.identifier.citationCOSSA, Jovani Antonio. Estudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kart. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15223-
dc.description.abstractThis work consists of a dynamic study of two kart models normally destined to competitions, followed by a comparative analysis between the dynamic behaviors of the models. The methodology used was for data collection in the field. One modeling of each chassis was designed in a CAD environment. Parameters of the vehicle dynamics were calculated allowing to find the approximate loadings of the loads acting on the vehicles. Structural simulations gave responses of tensions and deformations that, together with the calculations of vehicular dynamics, completed the database necessary to confront the two go-karts. The analyzes conclude that the torsional stiffness of chassis 2 is 21.5% larger than that of chassis 1, showing a similar voltage distribution to the rear of the two chassis and changing as it approaches the front.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectKartspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectKarts (Midget cars)pt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectNumerical analysispt_BR
dc.titleEstudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kartpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the dynamic behavior of two kart modelspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho consiste em um estudo dinâmico de dois modelos de kart normalmente destinados a competições, seguido de uma análise comparativa entre os comportamentos dinâmicos dos modelos. A metodologia empregada rumou para coleta de dados em campo. Uma modelagem de cada chassi foi concebida em ambiente CAD. Parâmetros da dinâmica veicular foram calculados permitindo encontrar os carregamentos aproximados das cargas atuantes nos veículos. Simulações estruturais deram respostas de tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de dados necessária para confrontar os dois karts. As análises concluem que a rigidez torcional do chassi 2 é 21,5% maior que a do chassi 1, mostrando uma distribuição de tensões similar para a traseira dos dois chassis e alterando à medida que se aproxima da dianteira.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee1Trentin, Robson Gonçalves
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
dc.contributor.referee3Rosseto, Diego Rizzotto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOESpt_BR
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