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dc.creatorBosch, Bruno
dc.date.accessioned2020-11-18T18:42:13Z-
dc.date.available2020-11-18T18:42:13Z-
dc.date.issued2016-12-02
dc.identifier.citationBOSCH, Bruno. Análise aerodinâmica de um protótipo de eficiência energética por simulação fluidodinâmica computacional (CFD). 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15177-
dc.description.abstractStudies on vehicular aerodynamics have shown great intensity in the last decades, this being caused by the great interest of the population by means of more efficient automotive, which in turn pollute less the environment. And to uncover how aerodynamics is closely linked with fuel consumption, as trawling emerges as an opposing force of movement, automotive industries have stepped up their search for tools that can predict automotive performance. In this work, a computational model was developed to analyze the flow generated on the energy efficiency prototype of the Pato a Jato team of UTFPR, Pato Branco campus. Through the use of Ansys Workbench® software. The use of computational tools allows achieving the results with a lower cost and time involved. The objective of this work is to obtain a reduction in drag by proposing modifications in the geometry of such prototypes. For this, first three different meshes were tested to verify which one was best suited to solve the problem. After determining the best mesh, two variables that influence vehicle aerodynamics were studied, being they the angle of rear convergence and the frontal slope. The results found corresponded to those expected. And this study demonstrated that trawling undergoes more changes to changes in the rear geometry rather than changes in the frontal region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectRecursos energéticospt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectPower resourcespt_BR
dc.subjectRunoffpt_BR
dc.subjectFluid mechanicspt_BR
dc.titleAnálise aerodinâmica de um protótipo de eficiência energética por simulação Fluidodinâmica Computacional (CFD)pt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic analysis of a prototype of energy efficiency by Computational Fluid Dynamics simulation (CFD)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs estudos acerca da aerodinâmica veicular têm demonstrado grande intensidade nas últimas décadas, isso sendo ocasionado pelo grande interesse da população por meios automotivos mais eficientes, que por sua vez poluem menos o ambiente. E para desvendar como a aerodinâmica está intimamente ligada com o consumo de combustível, à medida que o arrasto surge como uma força opositora do movimento, as indústrias automotivas têm intensificado na busca por ferramentas que possam prever o desempenho automotivo. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo computacional para analisar o escoamento ocasionado sobre os protótipos de eficiência energética da equipe Pato a Jato da UTFPR, câmpus Pato Branco. Através da utilização do software Ansys Workbench®. O uso de ferramentas computacionais permite alcançar os resultados com um menor custo e tempo envolvido. Sendo o objetivo do presente trabalho obter uma redução no arrasto propondo modificações na geometria de tais protótipos. Para isso, primeiramente três malhas diferentes foram testadas para verificar qual a mais adequada para à resolução do problema. Após a determinação da melhor malha, duas variáveis que influenciam na aerodinâmica veicular foram estudadas, sendo elas o ângulo de convergência traseira e a inclinação frontal. Os resultados encontrados demonstraram correspondência com os esperados. E este estudo demonstrou que o arrasto sofre mais alterações para mudanças na geometria traseira ao invés de modificações na região frontal.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee1Martinelli Júnior, Luiz Carlos
dc.contributor.referee2Nakaura, Marcio Tadayuki
dc.contributor.referee3Rossetto, Diego Rizzotto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
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