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dc.creatorCamargo, Fábio José de-
dc.creatorAguiar, Guilherme Teixeira-
dc.date.accessioned2020-11-18T18:41:41Z-
dc.date.available2020-11-18T18:41:41Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationCAMARGO, Fábio José de; AGUIAR, Guilherme Teixeira. Fabricação e testes de protótipo para motorização de cadeira de rodas. 2016. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15163-
dc.description.abstractThe present study aims to show the detailed project of an assistive technology in level of functional prototype, for people with reduced mobility of its lower members and need to move for long distances in public streets. The prototype is constituted of a manual wheelchair joined at a motor unit which uses an electric engine Brushless of 1000 watts, for this reason it's proposed the new conception of an electric wheelchair. The methodology adopted is based on New Product Development Methodology (NPD), specifically the macrophase of the project detailed and named by norm ABNT NBR ISO 7176 – Wheelchair. At the detailed project were defined the characteristics to the final specifications: specifications of constituents items of the prototype, list of materials, detailed drawings, process plans, and the approval of the prototype by normative tests. Regarding to the norm, where the normative tests are determinate and aim specify the functional characteristics of the motorized wheelchair, were done tests such as, static stability, maximum speed, effectiveness of braking systems, theoretical range of distance and capacity to overcome obstacles. At the end of the period of tests, the prototype was approved, showing as principals characteristics: static stability to upper slopes of 14⁰, maximum speed of 18.6 km/h and autonomy of 6 km. During the field tests, during the action of engaging the motor unit to the wheelchair was recorded in 10 seconds and to take off 4 seconds, fulfilling the initial specifications of the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEquipamentos de autoajuda para deficientespt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectCadeiras de rodaspt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectSelf-help devices for people with disabilitiespt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
dc.subjectWheelchairspt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.titleFabricação e testes de protótipo para motorização de cadeira de rodaspt_BR
dc.title.alternativeManufacture and tests of machinability of the prototype for wheelchair motorizationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto detalhado de uma tecnologia assistiva em nível de protótipo funcional, destinada às pessoas com mobilidade reduzida dos membros inferiores que necessitam se locomover por longas distâncias em meio as vias públicas. O protótipo é constituído de uma cadeira de rodas manual acoplada à uma unidade motora, composta por um motor elétrico brushless de 1000 watts, deste modo, propõe-se a concepção de um protótipo de uma cadeira de rodas motorizada. A metodologia adotada é fundamentada no Projeto e Desenvolvimento do Produto (PDP), especificamente a macrofase de projeto detalhado e balizada pela norma ABNT NBR ISO 7176 – Cadeiras de Rodas. No projeto detalhado foram definidas as características referentes as especificações finais: especificação de itens constituintes do protótipo, lista de materiais, desenhos detalhados, planos de processo, bem como a aprovação do protótipo via testes normativos. Referente a norma, onde são determinados testes normativos que visam especificar as características funcionais da cadeira de rodas motorizada, foram realizados testes como estabilidade estática, velocidade máxima, eficácia dos sistemas de frenagem, autonomia teórica de distância e capacidade de transpor obstáculos. Ao término dos testes o protótipo foi aprovado, apresentando como principais características: estabilidade estática a inclinações superiores a 14⁰, velocidade máxima de 18,6 km/h e autonomia de 18 km. Nos testes de campo, durante a ação de acoplar a unidade motora na cadeira de rodas manual, registrou-se o tempo de 10 segundos e o tempo para desacoplar de 4 segundos, cumprindo a especificação de projeto inicial.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.contributor.referee1Lima, Fabio de Freitas-
dc.contributor.referee2Trentin, Robson Gonçalves-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.contributor.referee4Medeiros, Bruno Bellini-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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