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dc.creatorRibeiro, Alonso Pinho
dc.date.accessioned2020-11-18T18:41:18Z-
dc.date.available2020-11-18T18:41:18Z-
dc.date.issued2015-11-13
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alonso Pinho. Projeto e fabricação de um veículo drift trike motorizado. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15152-
dc.description.abstractThis work consists in the design and manufacture of a prototype of tricycle motorized for maneuvers of drift, also called Drift Trike. The design methodology adopted prioritized the detail design with emphasis on dimensioning and manufacturing of main components of the vehicle. The preliminary architecture was initially designed in CAD environment having as base the requirements previously selected. Parameters of the vehicle dynamics were calculated assuming the condition of quasi static, enabling an approximation of the values of acting loads on the vehicle. Simulations of the structural resistance of the chassis and the dimensioning of mechanical components were performed and also were made technical drawings of the components for the construction of the tricycle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTriciclos - Fabricaçãopt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectTricycles - Constructionpt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.subjectMotor vehiclespt_BR
dc.titleProjeto e fabricação de um veículo drift trike motorizadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste no projeto e fabricação de um protótipo de triciclo motorizado destinado à realização de manobras de derrapagem, também chamado de Drift Trike. A metodologia de projeto adotada priorizou o detalhamento do projeto com ênfase no dimensionamento e fabricação dos principais componentes do veículo. Uma arquitetura preliminar foi inicialmente projetada em ambiente CAD tendo como base os requisitos previamente selecionados. Parâmetros da dinâmica veicular foram calculados admitindo a condição de quase estático, possibilitando uma aproximação dos valores das cargas atuantes no veículo. Simulações de resistência estrutural do chassi e o dimensionamento de elementos mecânicos foram realizados e também foram elaborados os desenhos técnicos dos componentes para a construção do triciclo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Nakaura, Marcio Tadayuki
dc.contributor.advisor-co1Rosseto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee1Nakaura, Marcio Tadayuki
dc.contributor.referee2Rosseto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee3Casarin, Joviano Janjar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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