Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlores, Janerson Forner
dc.date.accessioned2020-11-18T18:40:55Z-
dc.date.available2020-11-18T18:40:55Z-
dc.date.issued2014-12-08
dc.identifier.citationFLORES, Janerson Forner. Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139-
dc.description.abstractCurrently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and statistics to analyze the responses. Risks will be addressed ergonomic that the drivers of these vehicles are being exposed, and the legislation and the relevant regulatory standards. The study had a direct approach through Analysis Ergonomic of the Working and data collection using questionnaire prepared with subjective measures, by linear scale called Likert scale. Finally, was obtained that individuals with lower satisfaction rates were 17, 20, 15 and 4, which reached individual average of 6.70 cm , 7.63 cm and 7.69 cm 6.1209 cm respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectMotoristas de ônibuspt_BR
dc.subjectHuman engineeringpt_BR
dc.subjectIndustrial safetypt_BR
dc.subjectBus driverspt_BR
dc.titleAnálise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente no Brasil, a maior parte dos transportes de cargas e passageiros é por meio de utilização de vias de rolamento, sejam elas urbanas ou rodoviárias. Pensando nisso o presente trabalho tem como objetivo estudar a ergonomia e segurança nos postos de trabalho de ônibus rodoviários, visando saber qual a percepção dos usuários desses veículos, utilizando ferramentas de pesquisa e estatística para analise das respostas. Serão abordados os riscos ergonômicos a que os motoristas desses veículos estão sendo expostos, assim como a legislação e as normas regulamentadoras pertinentes. O estudo teve uma abordagem direta por meio da Analise Ergonômica do Trabalho e com coleta de dados utilizando questionário elaborado com medidas subjetivas, por meio de escala linear denominada escala Likert. Por fim, foi obtido que os indivíduos com menor índice de satisfação foram o 17, 20, 15 e 4 que chegaram a média individual de 6,70 centímetros, 7,63 centímetros 7,69 centímetros e 6,1209 centímetros respectivamente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessa, Sergio Luiz Ribas
dc.contributor.referee1Pessa, Sergio Luiz Ribas
dc.contributor.referee2Pessa, Sergio Luiz Ribas
dc.contributor.referee3Pessa, Sergio Luiz Ribas
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2014_2_06.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.