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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15120
Título: | Avaliação da exposição de cadeirantes às vibrações mecânicas: um estudo comparativo de cadeiras manuais e motorizadas em pavimentos públicos |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the exposure of wheelchair users to mechanical vibrations: a comparative study of manual and motorized wheelchair in public pavements |
Autor(es): | Menegatt, Willian Favero |
Orientador(es): | Bratti, Giovanni |
Palavras-chave: | Vibração Projeto de produto Paraplégicos Cadeiras de rodas Vibration Product design Paraplegics Wheelchairs |
Data do documento: | 12-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | MENEGATT, Willian Favero. Avaliação da exposição de cadeirantes às vibrações mecânicas: um estudo comparativo de cadeiras manuais e motorizadas em pavimentos públicos. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
Resumo: | O objetivo do trabalho é avaliar a exposição de vibração de corpo inteiro em cadeirantes, os quais estão continuamente sob esses efeitos em sua rotina. Este estudo é realizado por intermédio de medições de vibração realizadas em duas cadeiras de rodas, sendo uma manual e outra motorizada. Baseado na rotina de cadeirantes em cidades grandes, avalia-se a predominância em três pavimentos públicos, o asfalto, calçamento de pedras e o calçamento paver. As avaliações foram realizadas de acordo com a norma ISO-2631, onde os limites de níveis de vibração e tempos máximos de exposição foram analisados. O pior caso foi relacionado ao calçamento de pedras e cadeira motorizada com um tempo máximo de exposição de uma hora e trinta minutos. Este trabalho apresenta um enfoque científico e social, pois os experimentos desenvolvidos e seus resultados podem ser utilizados por empresas fabricantes de cadeiras de rodas, o que pode levar melhorias ao transporte de cadeirantes. |
Abstract: | The objective of the study is to evaluate the exposure of whole body vibration in wheelchair users, who are continuously under these effects in their routine. This study is carried out by means of vibration measurements carried out in two wheelchairs, one manual and one motorized. Based on the routine of wheelchairs in large cities, the predominance in three public floors, asphalt, stone pavement and paver pavement is evaluated. The evaluations were performed according to ISO-2631, where the limits of vibration levels and maximum exposure times were analyzed. The worst case was related to stone paving and motorized wheelchair with a maximum exposure time of one hour and thirty minutes. This work presents a scientific and social approach, since the experiments developed and their results can be used by wheelchair manufacturers, which can lead to improvements in wheelchair transportation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15120 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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