Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15102
Título: | Projeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva |
Título(s) alternativo(s): | Design of a testing equipment for automotive suspension |
Autor(es): | Cavalli, Guilherme Steimbach |
Orientador(es): | Novak, Paulo Rogerio |
Palavras-chave: | Controle pneumático Máquinas - Projetos Automóveis - Molas e suspensão Pneumática Modelos matemáticos Pneumatic control Machine design Automobiles - Springs and suspension Pneumatics Mathematical models |
Data do documento: | 19-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CAVALLI, Guilherme Steimbach. Projeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um projeto de uma máquina de teste de suspensão automotiva. A falta de ferramentas especiais para diagnóstico de falhas em componentes de suspensão automotiva e relacionados dificulta o trabalho dos profissionais de reparação automotiva e traz riscos de acidentes, já que testes de rodagem em vias públicas são práticas comuns na identificação de possíveis problemas em veículos de passeio. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de simular os esforços gerados na estrutura do veículo através de um equipamento com atuação eletropneumática, permitindo ao operador realizar o diagnóstico completo de todos os componentes de suspensão e relacionados durante a oscilação de todo o conjunto. A utilização de componentes eletropneumáticos simplificou a construção do equipamento proposto e possibilitou funcionamento satisfatório, onde a frequência máxima de operação é de 2,57 Hertz com consumo de ar comprimido de 1.520 litros por minuto. |
Abstract: | This paper presents a machine design of a testing equipment for automotive suspension. The lack of specials tools for the diagnosis of automotive suspension components makes it difficult for automotive professionals to find any problems and also increases car accident risks considering that tests on public roads are commonly used as a way to diagnose the condition of automotive suspension components. This machine design aims to simulate the working conditions of automotive suspension with an electro-pneumatic system that allows the automotive professional to diagnose the automotive suspension components under stress. The use of electro-pneumatic components simplified the machine construction and brought satisfactory functionality with maximum working frequency of 2.57 Hertz and air consumption of 1,520 liters per minute. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15102 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAMEC_2018_2_10.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.