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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15088
Título: | Modelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétrico |
Título(s) alternativo(s): | Longitudinal modeling, control and reduction of the energy consumption of an electric vehicle |
Autor(es): | Ferreira, Lucas Fernando |
Orientador(es): | Costa, Jean Patric da |
Palavras-chave: | Algorítmos Sistemas de energia elétrica - Controle Energia elétrica - Conservação Energia elétrica - Consumo Veículos elétricos Algorithms Electric power systems - Control Electric power - Conservation Electric power consumption Electric vehicles |
Data do documento: | 7-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FERREIRA, Lucas Fernando. Modelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétrico. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | O aumento da competitividade, sustentabilidade e a diminuição do ciclo de desenvolvimento impôs à indústria automobilística, junto aos centros de pesquisa, a investir na simulação para novos produtos. Com essa ferramenta desenvolvida, pode ser feito uma intervenção precoce ainda na fase de projeto, sem ter que conceber o protótipo. Os métodos propostos de simulação são implementados baseados na dinâmica veicular, que de forma geral trata da relação entre o veículo, o ambiente onde está se trafegando e aos comandos impostos pelo condutor. As informações extraídas da simulação foram carregadas no algoritmo desenvolvido, que retornou informações numéricas e gráficos no software utilizado. Os resultados apresentados no modelo computacional mostraram a dependência dos parâmetros do veículo (massa e relação de engrenagem) e os comandos do condutor, com a eficiência energética. Já o dimensionamento do motor, foi levado em consideração o balanço entre motor e relação de engrenagem do protótipo, respeitando os valores de potência, conjugado e velocidade angular nominais do motor. Por fim, o modelo computacional resultante deste trabalho, foi utilizado para o aumento da eficiência energética de um veículo elétrico, onde os resultados adquiridos verificaram a viabilidade e validade da abordagem. |
Abstract: | The increase in competitiveness, sustainability and the reduction of the development cycle forced the auto industry, together with the research centers, to invest in simulation for new products. With this tool developed, an early intervention can be made even in the design phase, without having to conceive the prototype. The proposed simulation methods are implemented based on vehicle dynamics, which generally deals with the relationship between the vehicle, the environment where it is traveling and the commands imposed by the driver. The information extracted from the simulation was loaded in the developed algorithm, which returned numerical information and graphs in the used software. The results presented in the computational model showed the dependence of the vehicle parameters (mass and gear ratio) and the driver’s commands, with energy efficiency. As for the motor design, the balance between the motor and the gear ratio of the prototype was taken into consideration, respecting the nominal power, torque and rated speed of the motor. Finally, the computational model resulting from this work was used to increase the energy efficiency of an electric vehicle, where the acquired results verified the feasibility and validity of the approach. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15088 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
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