Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Lucas Fernando
dc.date.accessioned2020-11-18T17:43:36Z-
dc.date.available2020-11-18T17:43:36Z-
dc.date.issued2017-11-07
dc.identifier.citationFERREIRA, Lucas Fernando. Modelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétrico. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15088-
dc.description.abstractThe increase in competitiveness, sustainability and the reduction of the development cycle forced the auto industry, together with the research centers, to invest in simulation for new products. With this tool developed, an early intervention can be made even in the design phase, without having to conceive the prototype. The proposed simulation methods are implemented based on vehicle dynamics, which generally deals with the relationship between the vehicle, the environment where it is traveling and the commands imposed by the driver. The information extracted from the simulation was loaded in the developed algorithm, which returned numerical information and graphs in the used software. The results presented in the computational model showed the dependence of the vehicle parameters (mass and gear ratio) and the driver’s commands, with energy efficiency. As for the motor design, the balance between the motor and the gear ratio of the prototype was taken into consideration, respecting the nominal power, torque and rated speed of the motor. Finally, the computational model resulting from this work was used to increase the energy efficiency of an electric vehicle, where the acquired results verified the feasibility and validity of the approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétrica - Controlept_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Conservaçãopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectElectric power systems - Controlpt_BR
dc.subjectElectric power - Conservationpt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.titleModelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétricopt_BR
dc.title.alternativeLongitudinal modeling, control and reduction of the energy consumption of an electric vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO aumento da competitividade, sustentabilidade e a diminuição do ciclo de desenvolvimento impôs à indústria automobilística, junto aos centros de pesquisa, a investir na simulação para novos produtos. Com essa ferramenta desenvolvida, pode ser feito uma intervenção precoce ainda na fase de projeto, sem ter que conceber o protótipo. Os métodos propostos de simulação são implementados baseados na dinâmica veicular, que de forma geral trata da relação entre o veículo, o ambiente onde está se trafegando e aos comandos impostos pelo condutor. As informações extraídas da simulação foram carregadas no algoritmo desenvolvido, que retornou informações numéricas e gráficos no software utilizado. Os resultados apresentados no modelo computacional mostraram a dependência dos parâmetros do veículo (massa e relação de engrenagem) e os comandos do condutor, com a eficiência energética. Já o dimensionamento do motor, foi levado em consideração o balanço entre motor e relação de engrenagem do protótipo, respeitando os valores de potência, conjugado e velocidade angular nominais do motor. Por fim, o modelo computacional resultante deste trabalho, foi utilizado para o aumento da eficiência energética de um veículo elétrico, onde os resultados adquiridos verificaram a viabilidade e validade da abordagem.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Jean Patric da
dc.contributor.referee1Costa, Jean Patric da
dc.contributor.referee2Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee3Cardoso, Rafael
dc.contributor.referee4Oliveira, Ricardo Vasques de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2017_2_16.pdf10,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.