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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pinto, Hyoran Spessatto | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T17:41:10Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T17:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-05 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Hyoran Spessatto. Desenvolvimento de dispositivo de medição e aquisição de dados para veículo elétrico. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15059 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an approach between the techniques applied in the mediation of grandeur power, voltage and temperature, which were included in the data acquisition system member micro controlled proposed, which, in your time, is to, from your data acquisition, contribute to energy efficiency of electric vehicles. In this work was discussed the way it will be make the each sensing greatness, with the purpose of achieving the objectives of the project whereas your application is dedicated to electric vehicle developed in UTFPR - Pato Branco, showing some limitations to the system. In order to achieve better understanding, computational simulations were carried out using the software PSIM®. It was held an implementation of signal conditioning circuits, sensors and hardware, and, with completed circuits, it can produce printed circuit boards. After this, developed the practical experiments, in order to compare them with the simulations, as well as mediation reference instrument, in order to perform a statistical analysis of the error. We conclude, therefore, with this work directed data acquisition for the electric vehicle, at the worst case, approximately 82% of the data of mediation with maximum 2.5% errors, and, in the best case, 99.7% within this deviation, in mediations that endure for nearly two hours. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de medição | pt_BR |
dc.subject | Medidores de tensão | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Measuring instruments | pt_BR |
dc.subject | Strain gages | pt_BR |
dc.subject | Embedded computer systems | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de dispositivo de medição e aquisição de dados para veículo elétrico | pt_BR |
dc.title.alternative | Device development of measurement and data acquisition for electric vehicle | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma abordagem entre as técnicas aplicáveis na medição das grandezas tensão, corrente e temperatura, que foram incluídas no sistema de aquisição de dados microcontrolado proposto, o qual, por sua vez, tem a finalidade de, a partir de sua aquisição de dados, contribuir para a eficiência energética de veículos elétricos. No presente trabalho foi discutida a maneira como será feito o sensoriamento de cada grandeza, com o propósito de atingir os objetivos do projeto, considerando que sua aplicação é voltada ao veículo elétrico desenvolvido na UTFPR – Pato Branco, apresentando, assim, algumas limitações ao sistema. A fim de se obter melhor compreensão, foram realizadas simulações computacionais utilizando o software PSIM®. Foi realizado a implementação dos circuitos de condicionamento de sinais, gerenciamento de sensores e hardware, e, com os circuitos concluídos, pôde-se, então, produzir as placas de circuito impresso. Após isso, desenvolveu-se experimentos práticos, de modo a compará-los com as simulações, bem como ao instrumento de medição de referência, a fim de se realizar uma análise estatística do erro. Conclui-se, portanto, com este trabalho direcionado a aquisição de dados referente ao veículo elétrico, que o sistema desenvolvido correspondeu ao exigido, apresentando, no pior caso, aproximadamente 82% dos dados da medição com erros, de no máximo, 2,5%, e, no melhor caso, 99,7% dentro deste desvio, em medições que perduraram por quase duas horas. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Américo, Jonatas Policarpo | |
dc.contributor.advisor-co1 | Leal, Osis Eduardo Silva | |
dc.contributor.referee1 | Américo, Jonatas Policarpo | |
dc.contributor.referee2 | Schenatto, Fernando José Avancini | |
dc.contributor.referee3 | Ortiz, Jorge Luis Roel | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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