Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14997
Título: Recondicionamento de uma bancada didática de nível e vazão para ensino da teoria de controle experimental
Autor(es): Luzzatto, Charlan Smaniotto
Orientador(es): Torrico, César Rafael Claure
Palavras-chave: Sistemas de controle digital
Aparelhos e materiais elétricos
Processamento de sinais - Técnicas digitais
Digital control systems
Electric apparatus and appliances
Signal processing - Digital technique
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUZZATTO, Charlan Smaniotto. Recondicionamento de uma bancada didática de nível e vazão para ensino da teoria de controle experimental. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade a aplicação da teoria de controle em uma bancada didática de nível e vazão para a realização de laboratórios experimentais. Será discutido nesta proposta as formas de condicionamento de sinais para aquisição dos sinais provenientes dos sensores de nível e vazão e também para o acionamento dos atuadores. Estuda-se também a definição de sistemas lineares e não lineares, sendo que para realizar a modelagem de um sistema depende-se diretamente da característica deste sistema, ou seja, se este é linear ou não linear. É apresentado ainda um estudo sobre as ações básicas de controle, estabelecendo-se a forma de atuação de cada ação em relação à estabilidade, ao período transitório e ao erro em regime permanente. Por fim, as principais metodologias para projeto de controladores e suas características (vantagens e desvantagens) são apresentadas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14997
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2014_2_04.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.