Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14873
Título: | Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental |
Autor(es): | Kirchheim, Alana Soeiro Rohweder, Elisa da Silva |
Orientador(es): | Ferri, Elídia Aparecida Vetter |
Palavras-chave: | Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Ensino - Metodologia Química - Estudo e ensino Experiential learning Teaching - Aids and devices Teaching - Methodology Chemistry - Study and teaching |
Data do documento: | 19-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | KIRCHHEIM, Alana Soeiro; ROHWEDER, Elisa da Silva. Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | A aprendizagem das ciências exatas vem banalmente cercada de pré conceito. A ideia que se tem de que as disciplinas como física, química e matemática são rodeadas de conteúdos que nada se assemelham ao dia-a-dia, favorecem de forma equivocada o desinteresse do aluno, levando muitas vezes, o mesmo a tirar conclusões precipitadas a respeito, por exemplo, da disciplina de química. Este estudo teve o intuito de analisar o conceito e interesse que o aluno tem em relação à disciplina de Química. Para este estudo de caso analisou-se os mesmos parâmetros após os alunos terem contato com uma breve introdução a esse conhecimento científico de forma encantadora, por intermédio de aulas práticas com ênfase didático-experimental, utilizando materiais com relação ao cotidiano, reavaliando a significativa ou não mudança de pensamento, por intermédio de questionários preenchidos pelos alunos anteriormente e posteriormente à aplicação do projeto. O projeto foi aplicado para alunos do Ensino Fundamental, de diferentes idades, em uma Escola Estadual da Rede Pública de Ensino da cidade de Pato Branco, Paraná. Com base nos resultados dos questionários e na própria observação de comportamento dos alunos em estudo, percebeu-se a existência do pré conceito em relação à disciplina bem como se percebeu também a mudança de pensamento em grande porcentagem dos mesmos após a aplicação do projeto para este estudo de caso, o que nos leva a acreditar na eficiência do mesmo em outros casos. |
Abstract: | The learning of the exact sciences comes trivially surrounded of prejudgment. The idea that one has that subjects as physics, chemistry and mathematic are surrounded by contents which don't seem like people's daily, favors too fast the students’ disinterest, leading them sometimes to draw hasty conclusions about, for instance, chemistry. This study aimed to analyze the concept and interest students have when it comes to chemistry. For a case study, it was analyzed the same parameters after having contact with a pleasant and soon introduction to this scientific knowledge, through the practical classes with didactic-experimental emphasis, using materials related to people's routine, reassessing the meaningful or not thoughts changing, by questionnaire filled by the students before and after the project application. This project has been applied to elementary school students, from different ages, in a public school in Pato Branco, Paraná. Based on the questionnaire results and on the students’ behavior while studying, the existence of a prejudgment about the subject was confirmed, as well a thoughts change in a high percentage of them after the project application for this case study, what makes us believe in its efficiency in other cases. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14873 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAQUI_2015_2_1.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.