Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14870
Título: | Projetos temáticos no processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas no 3º ano do ensino médio: um estudo de caso |
Autor(es): | Bessegatto, Talita |
Orientador(es): | Ferri, Elídia Aparecida Vetter |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Química orgânica Ensino - Meios auxiliares Chemistry - Study and teaching Chemistry, Organic Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 16-Jun-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BESSEGATTO, Talita. Projetos temáticos no processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas no 3º ano do ensino médio: um estudo de caso. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo inserir, nas aulas de química, um projeto temático que remete um conteúdo abordado em sala de aula, com o objetivo de avaliar se a inserção do mesmo favorece a aprendizagem da disciplina de química. Pela grande demanda na busca de métodos alternativos para o ensino da química, esta proposta é considerada um artifício eficaz nos dias de hoje. Isto porque o método proporciona ao aluno a aprendizagem e compreensão de maneira descontraída e, principalmente, uma interação entre os colegas e o professor. A atividade visou avaliar o conhecimento e percepções sobre funções orgânicas, então foi aplicado um questionário antes e após a aplicação do projeto. Os resultados revelaram uma melhoria do conhecimento após a implementação, indicando, assim, a importância do projeto temático que contribui para a compreensão dos alunos sobre o assunto que está sendo discutido em sala de aula. |
Abstract: | This work aims to insert, in chemistry classes, a thematic project that remits a content addressed in the classroom, in order to assess whether the inclusion of it favors the learning of chemistry discipline. By wide demand in the search for alternative methods for the teaching of chemistry, this proposal is considered an effective device these days. This is because the method provides the student learning and understanding in a relaxed way and, above all, an interaction between peers and teachers. The activity aimed to assess knowledge and perceptions about organic functions, then it was applied a questionnaire before and after the project. Results showed improved knowledge after implementation, thus indicating the importance of the thematic project that contributes to students' understanding of the subject being discussed in class. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14870 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAQUI_2015_1_2.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.